quarta-feira, maio 09, 2007

A 'minha Inês'

É um 'atípico' de Mário Silva, talvez o meu quadro mais polémico.
Nunca ninguém lhe ficou indiferente, a reacção mais frequente era : «Não sei como consegues comer com aquela 'coisa' a olhar para ti!»

Hoje está numa casa secundária, mais resguardado de críticas.
Mas a última opinião ouvida foi – «Pois. Correu-lhe mal a plástica…»

A ‘minha’ Inês de Castro está triste, tal como a Gioconda, olha-nos bem nos olhos seja em que ângulo for……é assim tão feia?

24 Comentários:

Blogger L.S. Alves disse...

Feia: depende de quanto já bebestes.
.
Não existe mulher feia. É você que bebeu de menos.

9/5/07 7:27 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ehhhhhh, para já quem a pintou devia ser uma pintora (or) de renome como a mim.... Eu bem tento, mas, sai pior a emenda que o soneto.. Já reparaste que tem 3 mamas ou pelo menos parece? e se é feia, a beleza nem semrpe favorece a todas, mas essa devia estar no sótão e virada para a parede. Falando a sério, cada um sabe o que pinta, e de perto deve ser lindo, pois é uma obra de arte e deve ser vista como tal..Beijinho de mim..

10/5/07 7:21 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

xiiiiii só hoje vi esta "obra prima" eheheh
Feia, Ahlka??? é horrorosa!!! Msm ciente de que a verdadeira beleza nem sempre está visível, acho que esta não comprava :(
Tento imaginar o que meveu o autor a pintá-la. Tanto qto sei Inês de Casto era uma mulher bonita, plo menos fisicamente
Faz-me lembrar alguém de quem não gosto ... não sei quem eheheh

10/5/07 10:30 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Eu acho-a triste, zangada! Ou será infeliz? Sou mto influenciável e acho que se a tivesse por perto, me baixaria o astral ahahah

Inda mais polémica do que a dos "escorpiões"??? aquilo tb dá quem pensar ... xiçaaaaaaa! De vez em qdo dou uma espiadinha ao antigo "coisas entre outras" e esse provou um ganda reboliço na minha carola ahahah

10/5/07 10:50 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Pensando bem ... acho que o pintor conseguiu captar o sofrimento que aquele amor por D. Pedro provocava em Inês de Castro. O amor é quase sempre uma fonte de sofrimento. Inda bem que eu não sou mto dada a amores arrebatadores eheheh

10/5/07 11:16 da manhã  
Blogger Unknown disse...

As artes, sejam elas de que área for, conferem essa realidade muito particular, a multiplicidade na definição, nos sentimentos que transmitem, no gosto, etc.

Eu por exemplo, não comprava esse quadro, na questão do retrato sou mais virado ao realismo ou neo-realismo, porém, em relação a temas de pintura abstracta ou impressionista, também tenho exemplos como teu, quadros que se dão muito bem com o meu estado de espírito, são vistos por amigos meus como autênticas aberrações.

Enfim, é a arte.

:)

beijocas

10/5/07 12:00 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

IS Alves, eu não bebo, fico a dormir, gosto do feio. Há coisas ou pessoas cuja beleza está na sua atipicidade. Costumo dizer, 'de tão feio que é, torna-se bonito';)

Laura, tenho pena de não ter talento nenhum para música e pintura. Já pintei uma tela e, essa sim, está no sotão virada para a parede. Tenho sempre uma tela no cavalete à espera de inspiração e o piano à espera de eu conseguir tocar mais do que 10 notas seguidas.... :(

Pacoalita, é isso mesmo, horrorosa mas tão nem sei quê...Eu que até gosto do belo, nem sei muito bem o que vejo nele, talvez um pouco do que a Adrianna diz.

Pois é Adrianna, não há dúvida que me conheces! :)

Jotabê, quanto mais são vistos como aberrações mais 'nossos' os sentimos, né?
De tanto defender a 'minha inês', afeiçoei-me a ela, e ela a mim ! :)

10/5/07 12:51 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Há obras do Picasso (cubismo) bem piores. Bem, depende.

10/5/07 2:35 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Ah! Para a Adrianna;
As grandes paixões dão em sofrimento. Se dá! Ou não seja eu também escorpião.
Sabemos do que falamos.

10/5/07 2:56 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Voltei propositadamente para dar mais uma espreitadela à "tua Inês" :)

Gostava msm de saber a estória dessa personagem ou do que simboliza. Como deves saber, pode simplesmente nem ser uma pessoa, mas um sentimento, um estado de alma do seu criador.

10/5/07 9:54 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Uma outra coisa que me ocorre é a possibilidade de sob a imagem actual ter estado uma bela mulher! Como se o pintor a quisesse "manchar" ou "apagá-la" do seu coração.
Não te parece que há uma beleza escondida sob o que se vê? eheheh
Bem ... com um pouquinho mais de "convívio", acabo gostando dela ahahahah

10/5/07 9:58 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Já conheces a minha fértil imaginação, né?

Dizes que esse quadro é de quem??? engano teu, Ahlka! isso só pode ter sido pintado pela mulher de D. Pedro. Como era msm o nome? "Constança Manuel", segundo acabei de verificar, que eu de história não pesco nada.

E faz todo o sentido, não? Eu no lugar dela, tb a veria assim se uma aia tivesse roubado o coração do meu Rei e Senhor meu marido eheheh
veremos se me surgem mais ideias
:p)

11/5/07 8:38 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

Carlos, o Picasso tem 'dias', estive quase para comprar um quadro de outro pintor intitulado 'homenagem a Picasso', era um cópia autêntica do seu estilo, mas todo a preto e branco como que numa tentativa de dizer «não passa duma cópia». Hesitei muito mesmo, era todo abstracto, mas sempre que olhava para ele via algo diferente. Penso que nunca estive o tempo suficiente à frente dum Picasso para apreciá-lo :)

Adrianna,, mais uns dias e serás a 1ª pessoa a dizer que gostas do quadro, nesse dia vamos tomar chá as três 
Estou condenada a sentir empatia por escorpiões…Inexplicável!

Pascoalita, o pintor enveredou mais pelo ‘cubismo urbano’, penso que foi este estilo que lhe deu nome…Mas ainda há pouco tempo, li algures algo acerca duma exposição dedicada a D. Inês e lá estava o Mário Silva, afinal há ali mais do que pinceladas…
Olha, vai dar uma olhadela ao site do Marius e vais ver que a D. Constança pouco se deve ter ralado com as ‘infedilidades’ do marido ;)

11/5/07 9:30 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

eheheh o Imperador Romano é que sabe!
Deixaste-me curiosa ... tenho de ir lá bisbilhotar eheh

11/5/07 8:52 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Sabes quem me lembra a tua "Inês" ?
uma actriz brasileira, de origem italiana, acho.
Se não estou em erro, tinha um papel principal numa espécie de série ou novela que deu há uns anos ... creio que era "a casa de irene" eheheh
cada vez que vejo estes olhos a fixarem-me, revejo a dita actriz cujo nome não recordo.

12/5/07 10:37 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Já sei! chamava-se "Nair Bello" (já faleceu) olha aqui
http://www.estadao.com.br/banco/img/livre/2007/04/882007041713482615nairgg.jpg

eu invento sempre assim umas semelhanças malucas, sabes? eheheh

12/5/07 10:57 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

não aparece o endereço completo, mas vou pesquisa pelo nome e encontra-la

12/5/07 10:59 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/5/07 10:59 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/5/07 11:05 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

http://www.estadao.com.br/banco
/img/livre/2007/04/882007041713482615
nairgg.jpg

agora tá completo mas tive de partir ... tem um espaço a seguir a banco e outro espaço a seguir ao digito 5.
Se copiares para o word e juntares tudo, copias e dá para veres a actriz
É que é sobretudo neste foto que tem a tal expressão em que se parece com tua Inês eheheh

12/5/07 4:39 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Acho que entendo porque passou para uma casa secundária. Tiveste-a por perto como terapia. Seria?

Sabes que mais? acho que começo a rever-me nela e sinto vontade de cuidar de mim ahahah

14/5/07 7:53 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

xiiiii
mostrei a foto da actriz "Nair Bello" à nina africana e ouvi ...
-heich !!! por amor da santa! ahahahah

14/5/07 11:08 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

Pascoalita, fui ver, mas sem tenatr fazer muita analogia, prefiro que a 'minha inês'não seja ninguém :)

Adrianna, este quadro já está nas minhas mãos há cerca de 10 anos, nunca o usei como terapia, é somente uma 'companheira',já me acompanhou em 4 casas, hoje está no meu 'refúgio', de vez em quando trocamos olhares, só isso...

14/5/07 12:10 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Bom dia, Obrigado pela visita.
Posso emprestar concerteza a máquina, mas terias de ter umas pequenas lições, rsrsrsrsr
Já tenho a máquina há 3 anos e tem funções que desconheço, risos.
Brincadeira
Um bom feriado e agora vou colocar uma foto para ti, uma Flor para outra...

7/6/07 3:14 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial