terça-feira, abril 24, 2007

25 de Abril


Não vivi o 25 de Abril, não vivi a ditadura, não sei o que é viver num regime ditatorial, por isso vejo de forma mais crítica todos os erros e excessos cometidos nesta revolução.

Mas uma coisa é certa, não derramou sangue e, por engano ou não (alguns afirmam que a ideia era uma ditadura militar, outros comunista…), a liberdade é hoje uma realidade.

Só sabe dar pleno valor à liberdade quem não é livre, por isso é natural que o espírito Abrilista se dilua no tempo.
Respeito profundamente Abril, mas considero que é bom sinal os jovens já não vibrarem com a revolução dos cravos, é sinal que ela cumpriu com a sua função.
Quem luta por uma coisa que já existe?
..........
O objectivo de Abril não era só devolver a liberdade aos portugueses?
Devia tê-lo sido…..(na minha modesta opinião)
PS. A foto da criança é na minha opinião muito violenta....'Isso' não se faz a uma criança :(

25 Comentários:

Blogger Laura disse...

Tadinha da menina só tá a por uma flor na ponta da arma, e ela hoje já deve ter 36 anos..já nem se rala ou deve ter ficado famosa por isso..
jinhos..Para que queremos a liberdade agora, se não há com que a comprar? ehhhhhhhhh..

24/4/07 9:39 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Pois ...

Concordo que se conquistou a liberdade! lembro-me que se temia o papão da pide, as autoridades em geral. Tb me lembro do pais fechado que Portugal era, mas tb havia:
trabalho, segurança, rigor, justiça.
Acredito que com boa vontade e menos sofreguição, se podia ter conquistado a liberdade sem ter transformado este país no caos em que se encontra.

24/4/07 10:16 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Ah! Não tinha visto esta foto por esse prisma, acredito que tenha sido um gesto espontâneo, impensado, mas de facto não deve ter sido não deve ter sido nada benéfico.

Actualmente, neste país evoluído, onde já não há as pessoas ignorantes e analfabetas de antes, há pais de crianças que se orgulham e tudo fazem para ver os filhos famosos ... é uma afronta! Considero criminoso tanto mais que é "trabalho remunerado" por vezes exige um esforço sobrenatural das crianças que serve os interesses dos adultos.

24/4/07 10:23 da tarde  
Blogger zé lérias (?) disse...

Desculpar-me-á amiga Ahlka mas não estou de acordo com o que escreveu sobre o 25 de Abril.
Acha que não devemos continuar a lutar por uma coisa que se conseguiu com tantos sacrifícios?
("Quem luta por uma coisa que já existe?").
Se você na sua vida privada lutou para ter um bem, seja ele qual for, acha que o não deve proteger (lutar por) dos chamados "amigos do alheio"?
Pois assim deve ser em relação a um bem colectivo muito importante, como é o 25 de Abril, caso contrário podemos colocar em risco esse bem cobiçado por outro tipo de "amigos do alheio" (leia-se nazi-fascistas) que estão sempre a espreitar a oportunidade de nos voltar a roubar a liberdade. E se o conseguirem de novo (longe vai o agoiro!) aí você dar-me-á razão. Tenho a absoluta certeza.
Não podemos ser ingénuos a esse ponto.

Saudo-a com amizade.

25/4/07 2:16 da manhã  
Blogger Sandokan disse...

Olá, boa tarde!
Essa criança, que hoje já é uma pessoa adulta, tem uma história ligada ao cravo vermelho numa G 3.

O Movimento das Forças Armadas estava empenhado em não cometer violências.

Lê o texto do JORGE CARVALHO no:

http://lusoprosecontras.blogspot.com

LAURA : Não era uma menina, mas sim um menino.

25/4/07 12:48 da tarde  
Blogger Sandokan disse...

Sim, ele esteve lá e contribuiu para que hoje possamos dizer : SOMOS LIVRES, VIVEMOS EM DEMOCRACIA.
Pergunto ao vento que passa e o vento já me diz:

SOMOS LIVRES! SOMOS LIVRES DE VIVER!

25/4/07 3:06 da tarde  
Blogger Grilinha disse...

Olá cataplana.
recordo com alguma nostalgia os momentos que vivi no dia 25 de Abril de 1974.
Nesse dia andei por Lisboa inteira pelo meio de um povo feliz, de soldados e carros de combate que nada intimidavam.
O dia estava lindo cheio de sol e céu azul e uma temperatura primaveril magnifica.
Que a liberdade seja sempre festejada por quem viveu este dia e por quem a saiba manter.

25/4/07 3:12 da tarde  
Blogger Teresa Durães disse...

eu luto por uma liberdade que não existe. Luto à minha modéstia maneira. E tramo-me ahahahaah

Ainda se quer que se cale (tinha 4 anos em 25/4/74) por isso também não vivi qualquer regime. Vivo este, o economicista que sou contra

boa tarde para ti

25/4/07 3:47 da tarde  
Blogger Teresa Durães disse...

EM Liberdade

25/4/07 3:48 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Zé Lérias, não tenho convicções muito definidas a esse respeito, és capaz de ter razão, talvez se deva manter presente o significado de liberdade na educação de gerações vindouras...Quanto à tomada de poder pelos nazi-faxistas, acredito tanto nela como no pai natal. Eles que vão sonhando, pq disso, tenho a certeza, não passa :))

Sandokan, fui, li e admiro essa luta. Mas nada mudou na minha opinião quanto á criança..Sabes a violência nem sempre é voluntária. Foi-lhe pedido algo que ela não entendia, e ela já tinha idade para saber o que era uma arma e uma farda...

Grila, por relatos teus já sabia que pertencias àquela geração a quem nesse dia foi tirado um colete de forças. Talvez a geração que soube o que era a ditadura, mas não chegou felizmente a sofrê-la na pele graça àquele dia.

Um resto de bom dia para vocês :)*

25/4/07 3:56 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Teresa, talvez seja essa a ideia do Zé-Lérias.
Nunca se deve parar de conquistar a liberdade, mesmo que vivámos em liberdade aparente.
Embora eu continue a achar que em contraponto com o tempo da ditadura, hoje, a nossa liberdade esteja nas nossas mãos.

O sentido de liberdade é hoje tão lato..... :)
Um bom dia para ti :)*

25/4/07 4:01 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ó sandokan, mas o teu menino tem saias, arre, ou não vês bem? é uma camisola e uma saia..xi..ou eu ando a ver pior, pudera, desde que te pus a vista em cima que vejo a dobrar ehhhhh, agora já me ri bem à conta das saias do menino ehhh espero que na te dê para ralhar..Tás a ficar muito sério com esta data ehhhhhhh..e é para ficar..

25/4/07 5:15 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Sabes uma coisa Ahlka?

Falaste da criança que está a colocar o cravo no cano da espingarda como violenta. Não vou questionar a tua opinião. O que te queria dizer é que pensei durante 33 anos que aquela criança era uma menina, afinal é um menino e está a viver em Londres.

Nem ele se recorda da altura que tirou a foto pois só tinha 3 anos. Mas foi uma foto que perdurou, demonstrando a todo o mundo que em Portugal uma ditadura acabou sem derramamento de sangue e que para o demonstrar, está aquela foto onde uma criança, sinal de pureza dos ideais de Abril, coloca uma flor no cano de uma espingarda.

Tudo de bom

25/4/07 6:39 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Ahlka, vou pegar nas tuas palavras ‘é natural que o espírito Abrilista se dilua no tempo’, para dar a minha opinião.

Desejo que nunca se dilua esse espírito, tanto mais que o registo desse dia na história, o feriado que gozámos hoje, e o programa da ainda história contemporânea de Portugal que se dá na escola, farão esse papel. Por outro lado esse espírito de que falas no fundo não é mais do que a vontade de conquistar algo, foi o movimento de alguns em prol de todos, os militares executaram-no, todos beneficiámos com essa liberdade conquistada. Essa liberdade de podermos estar a exprimir livremente aqui a nossa opinião, tão simples quanto isto.

Muita gente erradamente confunde as coisas, relaciona o 25 de Abril de 74 com a actual situação social, as actuais acções políticas, realçando tudo o que de mau vivemos, como se o que se passou há 33 anos naquele dia, o tenha originado, não são coisas comparáveis, nem a liberdade ou o conceito que lhe quiserem atribuir originou a actual situação. Considero sim, que aproveitámos mal essa liberdade conquistada, como aproveitámos mal os recursos que tínhamos, como aproveitámos mal a abertura para o exterior e tudo o que isso implicou, e claro a iletracia, o atraso generalizado, (que Salazar esse grande português é responsável), e também as oportunidades criadas a partir do poder político responsáveis pela instituição de inércias nos sectores fundamentais da sociedade. A corrupção está de tal forma instalada que dificilmente será banida do quotidiano do poder político/económico, para citar só um exemplo.

Também não é verdade que não tenha havido derramamento de sangue, quatro pessoas morreram dum grupo que se manifestava junto das instalações da Pide, estas sim foram diluídas no milhão de pessoas que se concentraram em Lisboa após a rendição de Marcelo Caetano, já no final do dia 25, e que se mantiveram por todo o dia 26, resistindo aos insistentes apelos à desmobilização.

Eu no 25 de Abril tinha 12 anos vivi-o mais ou menos de perto, mas como um puto e na brincadeira, como explico no meu blog. A memória que tenho do pré 25 Abril é em episódios esporádicos com o meu pai como protagonista. Ele, costumava usar de impropérios durante o programa de televisão ‘Conversas em família’ com o Marcelo Caetano, os impropérios eram dirigidos ao Marcelo como é óbvio, e lembrome também que a minha mãe ficava aflitíssima com medo que ele fosse denunciado por algum vizinho bufo.

Quanto ao nick, tens razão o meu é um autêntico Zé dos nicks, eu até já o mudei, originalmente era ‘JB’, mas depois apareceu-me um homónimo registado há mais tempo do que eu, cordialmente respeitando essa antiguidade, derivei para o actual. Quanto ao teu, perdoa-me a minha ‘obtusidade’ mas não lhe consigo encontrar mais do que uma dificuldade gráfica aumentada pela minha dislexia. Terás mesmo de mo demonstrar, isso se tiveres virada para aí como é óbvio.

Temperamento/profissão/história de vida...
interessante!

:)

Beijocas

25/4/07 10:08 da tarde  
Blogger L.S. Alves disse...

Já ouviram falar que a grama do vizinho é sempre mais verde?
É gente e a de vocês é verde que chega a doer os olhos da gente.
.
Corrupção? Quem quiser entender o que é corrupção venha ao Brasil. Somos mestres pós doutorados no assunto.
.
Quanto a nazi-facistas infelizmente como todos os seres humanos eles tem o direito de serem babacas. E imagino que ai tambem tenham o direito a candidatar-se a cargos eletivos. É um direito deles e há de ser respeitado. Se um dia a maioria achar que eles são a melhor forma de gerir o país! Fazer o que? Democracia é isso.

26/4/07 10:59 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

E com isto ficámos a saber tudo sobre este menino de saias que ficou etiquetado para a vida :)

Como hoje estou de passagem, vou-me limitar a deixar uma dica para o Zé dos nicks: está nos comentários do 'centro de interpretaçã ambiental...' de julho2006.

E um aviso para o I S Alves: A história é cíclica, não tarda a Europa está na 'cauda do mundo'... :)

Um bom dia para todos e talvez, já bom fim de semana :)*

26/4/07 11:59 da manhã  
Blogger Laura disse...

Ó Alka, com a pressa deixo o inha de lado. mas tu tens a cabeça fresca? atão isso faz-se? metes a carrinha no meio das linhas do TVG e vens para Braga nessas condições? mau mau, vens amarrada por alguma corda? credo muié, não arranjas um carrito mais geitoso que esse? olha na casa da adry tem lá o teu carro..credo, tira isso das linhas que ainda to fazem num oito..
Jinhos..

26/4/07 3:01 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Concordo contigo, Ahlka! Na minha modesta opinião, isto é cíclico e tant asneirada os "democratas" farão, que um dia destes terá de voltar um regime ditatorial para pôr ordem nisto!
Atenção: Não defendo, nem desejo a ditadura, mas é o que acabará por acontecer e tudo pq não souberam aproveitar a oportunidade criada por um grupo de militares (corajosos(?), ingénuos(?) ou despeitados(?)) e fazer a verdadeira democracia e tudo o que em Abril se prometeu a um POVO!

26/4/07 4:14 da tarde  
Blogger Laura disse...

Pascoalita ao poder e mai nada..Falou tá falado, Segue em frente guerreira da vida, davas uma boa capitã de Maio..Beijinhos mana..e que engraçado estamos a comentar o que nem podemos mudar uma virgula ehhhh

26/4/07 7:04 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Por acaso não tens um email disponível, não? É que tenho aqui uma informação de muita importância, que te vai interessar com certeza.
Se por acaso o tiveres, podes contactar-me através do meu situado no meu perfil.

:)

beijoca

26/4/07 8:03 da tarde  
Blogger Laura disse...

Então Alkinha, o teu tvg ainda não saíu do sitio, estou á espera que me mandem mensagem a dizer quando chegam..Será que o TVG chega cá se for esse? eu pensei que era o teu carro, mas a pascoalita disse que eu não entendi que aquilo era o tvg onde as ninas veem, ehhhh assim já nos estou a ver sentadas lá na estátua sózinhas, mas a rir na mesma e as ninas só chegam ao outro dia ehhhh.
Jinhos a ti..

27/4/07 11:01 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Vim dar um giro até ao teu jardim e vejo que está tudo sossegadito.

Tás no descanso merecido? hummm hoje foi dia santo lá fora fora :)
Jinhos

28/4/07 4:55 da tarde  
Blogger Laura disse...

Olá..Posso? é que a porta estava encostada, e vi uns pézinhos fora da porta, e pelo sim pelo não prefiro perguntar..entra-se? Como não ouvi a resposta entrei..
Boa noite para ti nina cansadinha de trabalhar..Basta pensar e já cansa, sendo Domingo..Beijinho de té manhã..
Vou ao jotinha ver se deixam o rapaiz em paz com as ninas quase despidas que ele levou para casa...

29/4/07 9:03 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, as viagens longas, tipo epopeia são as mais coloridas! Levar 48h até Braga seria inesquecível. As melhores momentos de certas viagens é quanto as coisas correm mal :))..Ah..E a porta tem sempre a chave no trinco!

Fui vadiar Pascoalita, mas um bom filho volta sempre a casa :)

Jotabê, espero que tenhas a previsão do próximo sorteio do euromilhões para me revelar ;)

29/4/07 9:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

9/5/07 2:50 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial