sábado, outubro 13, 2007

Tias

Se, num qualquer lugar, encontrar uma mulher de cabelo comprido, liso, loiro com madeixas, rosto envelhecido mas bronzeado, usando adornos à base de argolas tipo a argola da ‘vaca que ri’ (as argolas são muito importantes, têm de estar presentes sob qualquer forma, brincos, pulseira, pendente…), tratando com voz rouca os seus filhos ou marido por vocês (o que para mim é imcompreensível), não tenha dúvidas está perante uma tia de Cascais ou arredores.

Engraçado, como essa ‘fauna’ se distingue a nível mundial.
Não sei se esse perfil é propositado ou não, mas de uma coisa tenho a certeza : Há gente que não se enxerga.

32 Comentários:

Blogger Lapa disse...

There are three kinds of women:

the pretty ones

the ugly ones

and the blondes...

(trad.by lapa)

13/10/07 10:50 da tarde  
Blogger Laura disse...

Eu detesto filhos que chamam os pais de você, arre, mas tem muito quem o faça, e as tias e as argolas, eu embirro com o rais das argolas de todos os tamanhos, mas, parece que cada vez estão mais na moda...
E só sabem meter o pé nargola, tá dito. Beijo de té manhã.

13/10/07 10:51 da tarde  
Blogger zé lérias (?) disse...

Coitadas das nova-ricas e das outras que por aí andam
Coitadas porque parece não darem conta da sua irreversível parvoíce.

14/10/07 2:00 da manhã  
Blogger Laura disse...

Ehhh, isso agora não evita que quando encontrar uma,(encontro quase sempre na rua e nas lojas e cheias de arrogância) que me desate a rir ao lembrar-me de ti pelos teus ditos e às tantas mando-as ler o teu blog ehhhhhhhhh...
Beijinho e bom Domingo.
Queres almoçar comigo? Caril bem apuradinho e à maneira e arroz branco, sobremesa marmelos cozidos, saborosos...
Anda, ainda chegas a tempo...reboca a pascoalita que ela sabe onde moro.

14/10/07 11:27 da manhã  
Blogger jotaeme disse...

Ahlka: Essas Tias não estão em fase de extinção?
Tratar por você, só desconhecidos!Mas eu acho que é apenas por "ignorância" mental que essas supostas "tias" se falam assim!
Enfim!
Jorge madureira

14/10/07 5:30 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Hummm, cá para mim pegaste-te com uma tia de cascais.

Até deu direito a post.

e foi um 'arranca rabo' daqueles feios??

conta lá à gente, anda...

8|

14/10/07 8:16 da tarde  
Blogger Teté disse...

Ah, ah, ah! Sou quase tia. Quer dizer, tia sou mesmo de 4 lindas meninas...

Então vamos lá às minhas características de tia: uso o cabelo comprido (nada assim pelo meio das costas, mas curto não é), com madeixas. O liso é tendência natural, normalmente enrolo as pontas, que vão descaindo. E depois uso argolas, nas orelhas... há anos! Tenho não sei quantos pares de brincos, que quando era mais nova trocava consoante a fatiota, agora nem lhes toco, nem os tiro nunca.

Ainda no outro dia estava na caixa do supermercado a pensar que as argolas (nas orelhas) estavam a ficar muito vulgarizadas. Éramos 3 mulheres na fila: uma mulata humilde mas ainda nova, uma velhota bem enrugadota e eu. Todas de argolas douradas ou de ouro, a diferença era de tamanho - as minhas eram as maiores, mas já se sabe que argolinhas pequenas em cabelos compridos não se notam, certo?

Quanto aos tratamentos por você, népias - só os meus sogros e a sogra da minha irmã, devido à idade e à forma de outras gerações pensarem o que é respeito. E claro desconhecidos, vizinhos, professores do filhote, etc...

Xau! Diz aqui a tia despedindo-se com um bejico, ah, ah, ah!

14/10/07 8:44 da tarde  
Blogger ... disse...

Doce Alhka

Usam argolas "Tipo vaca que ri", mas onde é que vai buscar estas ideias?
Tias existem em todo o lado não é só em Qascais. È um estilo, uma forma de vida, são quase sempre solteironas ou então mais velhas que os cujos e impõem a sua vontade a toda a gente, tratam as pessoas como se tivessem a tratar de gado, mas com gentileza, por assim dizer .


1 bjs, mas se quizer pode devolvê-lo.


..

14/10/07 8:45 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Tem piada! Pensei exactamente o mesmo que a teté eheheheh

Querem ver que a Ahlkinha me está a descrever? (em quase todos os pormenores eheheheh)ora vejamos:

O Cabelo: É tamanho médio, liso e louro, não do tipo "barata loira", mas não sei se já reparaste, a partir dos 50, ficamos quase todas louras (aposto que inda te hei-de ver "loiraça" também eheheheh; madeixas tb uso frequentemente.

Argolas: as únicas que tenho, em prata, estão no galheiro pq se partiu o "pinchavelho" que enfia na orelha e sou tão preguiçosa que as mantenho na gaveta da secretária do trabalho há meses sem arranjar eheheh

Bronzeado: aqui é que a porca torce o rabo! Acho que não passava por titi de cascais, não senhor ... este ano só fui 2 vezes à praia e uma delas nem me despi e ainda nenhum instituto me ofereceu um tratamento de beleza daqueles cujo pacote completo inclui um brozeado todo fashon

Voz rouca (e de vez em qdo esganiçada?): Tb não, pq detesto pircings que qdo colocados na língua, são uma das causas da voz que referes (a outra causa não digo aqui, mas se fico rouca, ou afónica, calo-me ... não acreditas? se dissesses que sim é que eu me admirava eheheh)

Agora gostava de saber onde te cruzaste tu com uma dessas titas que te passou do sério. Não pode ter sido na tv pq depressa desligarias, né?

Com isto tudo, deste-me uma ideia para o meu próximo post eheheheheh
jinhosssss

14/10/07 9:03 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Ah!|Esqueci de dizer que cá em casa nos tratamos todos por tu, mas qdo os filhotes eram pequenos não me dav ajeito e dizia sempre ...

"o Bebé, não mexe aí! Bebé, venha à mamã!" isto é sintomático de "caretice de titia, né? inda bem que me curei ahahah

mas os meus filhos estão sempre a gozar-me por não tratar os padrinhos nem os amigos deles por tu ... hummm querem ver que sou mesmo TIA!

Tive, ou melhor, tenho uns sapatos que têm uma forma pouco cómoda que não me permitem dar passadas rápidas como é o meu estilo ... uma colega minha sempre que usava os ditos, dizia que eu ficava com ar de tia ahahahah
Mas nunca me deu pra gritar plas "minhas riiiicas filhassssss"
pela simples razão de que não as tenho ahahahahahah

14/10/07 9:10 da tarde  
Blogger Laura disse...

Eh que saraivada de titias, ai jotinha olha que nem é comigo, argolas tenho de ouro que o mê pai quando veio cá em serviço (estavamos em Luanda na altura) comprou e me levou e eu adorei, nunca mais as tirei, mas já estava a ficar cheia e o ouro faz peso na órelha e ós pois fica o buraco maior e pimba, tão guardadas...sempre tratei meus pais e tios e avós por tudo, nunca se usou vc lá em casa nem dos avós, nem aos amigos, nem a ninguém, por vc só mesmo aos Brasileiros num é seu alves?
Mas sei muito bem que dessas madames há ao molho e eu própria fico a olhar pela giria e pelas maneiras, mas..são tias de cascaias, mas a pascoalita nem tem ar de tia, nada disso, e tenho duas amigas que não são capazes de me tratar por tu, é a laurinha pá qui a laurinha pá li,e por mais que eu implore para ser tratada por tu, elas não são capazes de fazer isso, arre...

14/10/07 9:59 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Muitas da Tias de Cascais são dignas de pena, até porque muitas só têm esse estatuto que as destingue das outras Tias "Cascais" porque não têm onde cair mortas.

15/10/07 9:42 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Durante muitos anos não usei brincos, de tal maneira que há cerca de 8 anos atrás quase tive de furar as orelhas de novo!

Desde então até há cerca de 1 ano usei sempre brincos de outro e não gosto deles pequeninos (tenho pelo menos 4 pares)

Não podia sequer pensar usar fantasia pq ficava logo com alergia, mas felizmente esta nova onde de brincos de pichebeque têm um preparado qq que os torna inofensivos e desde que descobri isso, comecei a usar e nunca mais parei. Tenho resmas de brincos desses, todos pendurados, quase à TIA eheheh

15/10/07 8:48 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Lapa, essa classificação é muito redutora :)

Laurita, eu embora não concorde, ainda compreendo o facto de certos pais ensinarem os filhos a tratá-los na 3ª pessoa... Será eventualmente uma forma, embora desastrada e artificial, de manter o respeito pelos mais velhos...Pelos vistos, perdi um almoço buommmm por não ter estado no lugar certo à hora certa ;)

Zé Lérias, bons olhos te vejam! O problema está aí, não se enxergarem ;)

Jotabloguer, o que me cria urticária é que não estão em extinção, não, e têm já muitas seguidoras pelo país fora. Acham que marcam com isso a distinção.

Oooohhh..Jotinha lindo, nã consegues ser simpático de vez em quando? :P
Eu nunca discuto Jotinha, quanto muito, ignoro. Mas elas já me andam cá atravessadas há muito.

Teté e Pascoalita, têm de ter as características todinhas que citei, parecem clones. Ainda não abriram a boca e eu já sei que não vão reconhecer o 'respectivo' e as 'crias' como íntimos ;)

E. Adriano, as suas argolas fazem-me lembrar a imagem do queijo 'vaca que ri'. Referi-me a um tipo específico de 'tias', não lhes referi a maldade como defeito, mas o facto se tornarem ridículas ao tentarem seguir um determinado padrão.

Albertokorda, isso já dava pano para mangas... Penso nisso quando vejo a empregada dos meus vizinhos (tenho um poiso por aquelas bandas) a passear o cão de farda preta, aventalinho e bandolete brancos, Não devem ter bem a noção da casa que compraram, devem-se ter enganado na porta! :)))

Tenho uma teoria quanto a este comportamentos de 'tia de cascais', para não ficar aqui um testamento escrevo noutra msg..Mas antes vou dar uma voltinha pelas 'capelinhas'... Um Porto aqui, uma Ginja ali, um bagacito acolá e não volto aqui hoje em condições de escrever ;)

15/10/07 9:05 da tarde  
Blogger Laura disse...

Então brindemos a todas as tias larotas mesmo com argolas á la vaca che ri, sem elas o mundo perdia o momento de dar boas gargalhadas...
Essa dos pais gostarem de respeito, mas..eu tratei sempre e trato ainda a mãe que tenho, por tu e mais nadinha, qual falta de respeito...era a minha avó por avózinha e o avôzinho por tu sempre claro, ehhh que giro a empregada de farda a passear o cãozinho? ai as tias, mas desde que empregada tem de andar fardada? Isso era no tempo das outras tias!...

Sirvam-se..vai um Porto de 4o anos?
Mas por favor nem façam como eu, que tinha tantas garrafas de porto em casa, mas eram para abrir a ultima acabou uns dias antes, e, tinha visitas de gente muito muito amiga de quem gosto muito e adoro fazer maça reineta no forno com vinho do porto, abri uma garrafa ao acaso e deixei-as a assar depois de as regar generosamente com ele, fui com o mê inginhêro buscar qualquer coisa à cidade, ele encostava o carro e eu só ia à loja, pelo caminho disse-lhe (ele tinha chegado do trabalho) que tinha um rico tabuleiro de reinetas com vinho do porto a assar, e a cara dele, abriete uma garrafa? e eua ssenti. Qual pergunta de novo enquanto dizia, não me digas que abriste a de 40 anos? e eu a encolher os ombros; sei lá, peguei à sorte e nem vi, só li o que queria ler Vinho do Porto e abri...ai mulher já me estragaste o resto do dia, e eu descansadinha, deixa lá que recuperas quando comeres as maçãs e assim já vês se o vinho é novo ou velho....
Bem, quando chegamos foi direito ao bar e viu a garrafa aberta..e uau era a de 40 anos. Pode-se? mulher é mesmo apanhada ehhhhhhhhhhhhhhh, e os convidados sabereavam e diziam, ai minha nossa nunca comemos maçãs tão saborosas, e eu; pudera, regadas generosamente com vinho velho de 40 anos e que custava 17 contos ehhhhhhhhhhhhhhhhh.
à nossa e à das ninas que por aqui andam, e vá lá, aos homens também. Salute!...

15/10/07 10:15 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

15/10/07 10:47 da tarde  
Blogger Unknown disse...

ó pá, não quis ser antipático, mas sinceramente aquele «Há gente que não se enxerga.», pareceu-me o resultado de uma contenda, uma discussão..zita vá lá, prontos, uma troca de palavras azedas.

e depois sei lá eu se não discutes...

os touros que conheço são uns sarrabulhentos do caraças..

..porque haverias de ser diferente.

;)

15/10/07 10:48 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, tchim-tchim, à saúde delas!...E já agora à nossa com esse Porto.
Na passagem de 1999 para 2000, bebi um Porto com 100 anos, era bem bom, imagino que ainda seria melhor com reinetas! ;))

Jotinha, algum dia vistes um desses touros assumirem ser 'sarrabulhentos'?..
...Pq seria eu diferente?
É que nem dá para asumir um bocadinho que seja, senão ainda acaba como naquele scketch:

- A menina está mais magra..
- Sim, fiz uma dietazinha..
- Pois estava um pouco mais forte,.. gordinha,..Digamos que estava rechonchuda, até diria balofa, gorda mesmo, aliás até parecia uma baleia....

Substituindo o gorda por conflituosa e afins :P

Quanto á minha teoria que leva as tias a serem o que são é a mesma que levou à palavra 'snob' em Inglaterra.
Snob é a contracção de 'Sene Nobilitá', título afixado ao lado do nome nas pautas para os que não tinham título aristocrático.
Ora, esses mesmos (S. Nob) eram os que vestiam e falavam de forma mais exuberante, sendo então apelidados de snobs.
Imagino que a zona de Cascais tenha, em tempos idos, sido zona de
classes altas, obrigando as classes mais pobres a arranjarem artimanhas para não serem segredadas, foram-se os tempos, mas ficaram os vícios de estilo.

Isto está meio confuso, mas acho que dá para perceber...Tenho de me levantar cedo ;)

16/10/07 8:58 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ehhh só pode a nina Alkinha bebeu antes de escrever e saiu aquela ensinadela toda dos snobs..ehhhhhh

Porto de cem anos, o meu homi passava-se se disse que já lhe tinha estragado o dia ehhh mas ao ver os nossos amigos tão felizes e a elogiar as maçãs..passou-lhe e bebeu-se como sempre, acabando abria-se outra...

O meu nuno é touro e é um doce sabendo levá-lo, tem bom coração, mas não deixa que lhe passem a perna, ora essa, cada um é como é..o meu jotinha gosta de picar, mas é tudo fogo de estopa.
Jinhos..

16/10/07 9:05 da tarde  
Blogger Teté disse...

Claro que percebi o que estavas a dizer, ainda hoje aqui num C.C. perto abriu uma loja de roupa com o nome de um italiano, eram só louras dessas lá no cocktail. Só lhes faltava a palavra tia escrita a meio da testa! Ah, não, não fui convidada, vi de passagem uma fauna estranha, quando ia comprar tabaco (maldito vício, mas pronto!)

Jinhos, nina!

16/10/07 11:23 da tarde  
Blogger L.S. Alves disse...

Fazia tempo que eu não lia todos os comentários de um post, mas com certeza esse valeu a pena.
Aprendi muitas coisas:
Tia de Cascais = Perua
.
A Laurinha é capaz de cometer a atrocidade de temperar comida com vinho do porto. Se fizerem isso lá em casa a briga está armada.
.
A Pascoalita é loura.
.
Snob é uma contração de Sene Nobilité.
.
E não entendi direito a história do você.
Aqui Pai é chamado de pai. Mãe é mãe. E quase todo mundo é chamado de você.
.
A Ahlka não tem saco para gente que é muita casca e pouco recheio.
.
Ahlka um beijo pra você e um dia ainda vamos tomar um vinho do porto ai na sua terra.

17/10/07 12:21 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ó Alves, é costume deitar um copito de vinho do porto em cima das maçãs quandoe stão quase assadas, mas aquele era de 40 anos de idade e, bem, mas nem ouvi barulho do homi, só disse que lhe estraguei o dia ehhh..

Moço lindo aqui é depreciativo um filho ou uma mãe chamar os filhos de você, não tem nada a ver com brasileiros, nada de nada, apenas aqui usamos o ó mãe tu vais aqui ou ali... e a maioria diz ó mãe você vai aqui ou ali, e achamos feio, mas nos meios mais pobres ou de educação à antiga é isso que se ouve, eu nunca tive meias medidas, trato todo mundo por tu, excepto aqueles que sei que são mais iiinnducados ehhhhhhhhhhh...
Beijinhos ó Alves lindo...

17/10/07 8:34 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Teté, deixa de fumar que qualquer dia estás com voz rouca 'cúmá' das tias :P

IS.Alves, boa tradução, 'Perua' diz tudo, leva logo com a carga negativa, vistanço e fogo de vista...

O tratamento por você, é na realidade feito muita vez na 3ª pessoa e nomalmente é usado entre desconhecidos. Mas há pessoas em Portugal que acham chiquérrimo tratar o/a esposo/a e filhos na 3ª pessoa do singular, como se de estranhos se tratasse.
Por exemplo:
«Ó krido, já disse que não podia ir brincar para ali...Ó Jorge, o menino Guilherme está a querer portar-se mal, queira repreendê-lo por favôre»
Não sei se tá a véré, I. S Alves, mas para nós portugueses isso é contra-natura :)

Laurita, traga lá um Porto até à minha terra, para recebermos o amigo Alves..O problema é que nem sei muito bem qual a minha terra, mas fica combinado na terra das tias para lhe mostrarmos algumas ao vivo :)

Perdi todo o texto ao clicar no 'publicar' :(
...Moral da história: façam sempre copy antes de tentar publicar :(

17/10/07 11:21 da tarde  
Blogger Laura disse...

Nina Alkinha nem preciso de ir tão longe para mostrar as titis ao Alves, elas são como moscas e já me arrancaram bons abanos de cabeça nas casas d emoda a escolher roupas à menina a usar tons e cores e saias mini à menina também, eu ainda me pergunto...que virá a seguir, mas, desviei-me...
Nunca faço copy de nada, escrevo e agora até perco o mínimo de tempo a ver se está bem e depois..pimba erros e palavras apressadas...
Beijinho a ti e esqueceste-te de fazer a ronda da noite..assustaste-te com a casa e a retrete?

18/10/07 7:14 da manhã  
Blogger Unknown disse...

estás aí com uma pronúncia, hummm

não sei se estás a imitar bem se estás a disfarçar mal...

acho que há um bocadinho de 'tia da linha' dentro de ti.

8)

18/10/07 9:36 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

É impressionante! Este tema das tias já deu origem a um post sobre "brincos" no blog da pascoalita, depois descambou para "dedos e seus compinchas"

Agora, imaginem, a miúda até já vê dedos em formas quadriculares. Sei lá o que mais se seguirá? ahahahah

Isto é só um pretexto para deiuxar votos de bom final de semana

19/10/07 8:08 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Gostei muito do teu blogue.
Desejo-te uym bom fim de semana em companhia dos teus amigos e familia.

21/10/07 3:04 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Atão? Diz qq coisinha! Desta vez podes falar sobre PRIMAS que aposto é tema que suscitará mto interesse junto dos "gajos" eheheh

21/10/07 6:41 da tarde  
Blogger Laura disse...

Por onde andas tiazinha
Que não te ponho a vista em cima?
Por onde andas tiazinha
Que desapareces sempre pela certinha
Sempre num fim de semaninha...
Por onde andas ó tiazinha?...Sem argolas claro...

21/10/07 9:59 da tarde  
Blogger Unknown disse...

mas é que não tenhas a menor dúvida pascoalita, ou não fosse eu um gajo completamente adepto daquela máxima,

"quanto mais prima mais se lhe arrima!"

8)

21/10/07 11:16 da tarde  
Blogger Unknown disse...

agora aqui a nossa "tia", ( ela pensa que não é tia, mas cá para mim ela é mais tia do que pensa, e vive naquela ilusão de que o não é, e convence-se disso falando mal das tias, mal percebendo que está a falar mal dela própria, só por julgar que não é tia, apesar de todos nós nos apercebermos que ela tem muito de tia, talvez mais do que ela pensa e julga que náo pensamos também. Que não é tia. MAS É! TIA ), é que nunca mais se desengoma com um postezinho.

e depois vem para aqui e tal, que tenho muito que fazer, não tenho tempo e mais não sei o quê...

coisas de TIA!

21/10/07 11:24 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Soletrar, já fui ver quem eras, menino bonito, estou certa que também tiveste um óptimo fim de semana, volto :)

Adrianna, andei um pouco ausente, mas logo já ponho as leituras em dia.
O fim de semana,.. foi-se ;)

Ei-lá que estou a ler/ver? Um ninho de víboras,aqui?
Ó menina laurita, já não a posso deixar sózinha com os lacraus que lhe ensinam logo coisas feias...
Ó cobrinhas linguarudas, tal como ir com frequência ao Zoos nã faz de nós macacos, ir com frequência até ás tias não nos torna numa delas :p
Como poderia eu ser 'tia', se passo a maior parte do meu tempo em 'Alguidares de Cima'?

E para calar um 'programador' viperino, sai música, que é como quem diz um post pré-cozinhado, é só ir ao micro-ondas e tá pronto! ;)

22/10/07 1:19 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial