sexta-feira, setembro 07, 2007

Idade da Reforma

Muito nos queixamos nós de barriga cheia....

O conceito de reforma surgiu no Séc. 19 na sequência da revolução industrial.
No Sec.19, quando a esperança de vida era de 40-45 anos, foi estabelecida a idade da reforma aos 65 anos.
Hoje que a esperança de vida ronda os 80 anos, a idade da reforma (Aplicando uma regra de 3 simples) deveria ser aos 120 anos mas continua a ser aos 65 anos.

Conclusão: Num século, conseguimos um ganho de 55 anos, caíndo a relação tempo de trabalho/ tempo de vida de 70 para 30% .

Assim sendo, só nos resta agradecer a Deus por trabalhar tão pouco :)

;)

11 Comentários:

Blogger Laura disse...

Então vais começar a agradecer tu e pelo teu patrão que te manda ficar na fábrica horas a mais ou não é?
Mal agradecidos somos também? Ou não serás patroa para falar assim? hum...

7/9/07 11:33 da tarde  
Blogger ... disse...

Bom, patrões e patronato, ó lady Laura, então mas o que é que se passa consigo, não estou a perceber....
Eu já trabalhei 17 anos seguidos, tendo férias só uma semana por ano, com isenção de horário, trabalho cerca de 11 horas por dia, mais (agora já não tanto) o sabado de manhâ e o sabado á tarde, sem contar ao domingo quando me encontram.


Penso que se somar tudo isto, já trabalhei o suficiente para deixar de trabalhar, perdão ...... para me reformar.
Mas não posso, porque a idade de reforma é aos 65 anos, está mal.

Devia ser consoante o esforço despendido.


Tenho dito ....


Cumprimentos .....

8/9/07 5:16 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ó adriano a nina laura é um bocadinho troca baldroca e nem smepre acerta, é apenas para rir ou falar mas nunca com intenção de magoar seja quem for, é a minha maneira de ver as coisas.

Por mim apenas digo, isto está tudo errado de uma ponta à outra.
Eu por ser surda e não poder estudar, no meu tempo não havia professores para quem não ouvia, e devido a isso fiqueis em qualificações, claro que trabalhei onde elas nem eram precisas, mas mais tardequis fazer o que mais prazer me dava, ensinar terapia da fala a crianças surdas de nascença, para que elas aprendessem a ler nos lábios e falar assim claro, mas a resposta que levei foi,...; D. laura apesar da sua muito boa vontade, não a podemos empregar aqui porque não tem a escolaridade necessária!, respondi, então e o amor que tenho dentro de mim, o gosto com que eu ensino os meninos não conta? pois é, mas é o Governo que manda e nós não podemos colocá-la aqui assim...
Essas e muitas mais, mas eu desenrasquei.me sempre, mas, sem descontos porque d eoutra meneira não me davam trabalho..pois é, apenas descontei 3 anos na firma do meu marido, e agora quando chegar á reforma recebo o quê? um bom pontapé no traseiro como sempre...
Mas nem com isso me ralo. Só não quero ter de viver à custa dos filhos, para isso vou-me embora para áfrica a e atroco de comida e uma enxerga ajudo os mais necessitados ainda, que eu...
Acredite que já estive para ir, só o filhos me demoveram, pediram mais um tmepo, e a crise passou...mas sinto que tenho de ir para lá.
Mas que s elixe, eu não vou precisar da minha reforma, ou o ganho por outro lado...
Por isso digo que está tudo errado...

8/9/07 7:30 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ó nina Alkinha, deves ter uma dúzia de empregadas na tua casa se achas que trabalhamos tão pouco, mas sei que te referes ao trabalho fora de casa, e o de casa os tais dos deveres também deviam contar...

9/9/07 12:24 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Ora vejamos
Se se entrar no mercado de trabalho aos 20 anos, já a contar com uns quantos cursos de formação, 20+17=37

Se se for licenciado ali pelos 25/27, já a contar com um ou dois anos para recuperar da semana académica, 25/27+17=42/44

A reforma entre os 37 e os 44?!
o Adriano conseguiu deixar-me sem palavras, isto que aqui escrevi é só um pensamento

:|

9/9/07 6:00 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Contas é contigo eheheheh

Mto sinceramente não sei se me quereria reformar já.

O que eu queria msm era que a mãe da manuela ferreira leite não tivesse nascido, pois foi a filha dela que nos começou a lixar a vida!
Provavelmente eu estaria a trabalhar, mas consciente de que a qq momento que me desse na telha ou me moessem o juízo, poderia deixar de o fazer sem perda de direitos.
Assim, com quase 40 anos de serviço, vou ter de cá andar, na melhor da hipóteses e se não agravarem ainda mais as coisas, mais 6 anos.
Para terminar e relendo o que escreveste, sabes o que devia ter escrito em vez deste comentário?
"Vai pentear macacos" !!!
eheheheheh

10/9/07 10:17 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, os patrões nada têm a ver com a idade da reforma, mas para tentar fazer-te esquecer esses 'azedumes' vou mostrar-te no próxima post no que se torna um país sem patrões ;)

E.Adriano, com esse ritmo duvido que consigas parar de repente.
Lembro-me de ter ouvido a seguinte sugestão : reforma progressiva.
Ou seja, retirar um dia de trabalho dos 40 aos 50 anos, dois dias dos 50 aos 60, três dos 60 aos 70, quatro dos 70 aos 80.
Seria muito mais salutar do ponto de vista físicosociopsicoeconómico :)

Olhó Jotinha, conseguiu bilhete de volta e regressou loirinho! :))
Ó Jota, penso que o Adriano se referia aos 17 anos mais intensos da sua vida profissional.
Eu tb tive um periodo que valeu por dois ou três :S

Pascoalita, os macacos nao me querem por perto... Acho que eles sabem que nã tenho 'jêteira' nenhuma para cabeleireira :p

10/9/07 8:14 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Hoje, não me deixam colocar fotos...Fica para amanhã :)

10/9/07 9:11 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ehhhh o que já me ri e o que prá qui vai.
Alkinha não sou contra não se ter patrões, (eu fui patroa e sei que por vezes perdemos nós e ainda temos de pagar ao pessoal..eu sei o que é serer patrão..sim senhora e agora com as novas leis, daqui a nada nem vale a pena que vai tudo nos impostos... queria dizer que uns trabalham demais e outros de menos e no fim fica tudo igual..não há Leis de jeito em nada...

10/9/07 9:32 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

tou pra ver o que aí vem ... um país sem entidade patronal? devia ser uma coisa jeitosa eheheheh

11/9/07 8:33 da tarde  
Blogger jotaeme disse...

Ó Ahlka: A raciocinares assim, o Belmiro de Azevedo vai contratar-te!Ou então vais para o próximo governo, lol!
Beijinho
Jorge madureira

25/9/07 3:58 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial