sábado, setembro 29, 2007

figos

Hoje estive todo o dia a trabalhar, mas recebi uma recompensa, um velhinho de 87 anos ofereceu-me figos.
Ele há cada coincidência!...ou então algum anjo bem intencionado comentou com ele a minha condição para ir aos figos.
Imagino que a sua longa experiência de vida lhe tenha permitido ‘adivinhar’, que me seria impossível vir um dia a ouvir a dita frase, resolvendo então apanhà-los ele por mim ;)

PS1. Velhinho amoroso este,... nem imagina o que o seu gesto desencadeou….
PS2. E.Adriano era desta qualidade de figos que falavas?
PS3. Jotinha, também são para ti ..As figueiras, como avisou a Laurinha, são tramadas para desencadearem alergias e eu quero ver os meus amigos bem.

22 Comentários:

Blogger Laura disse...

É isso que me acontece quando subo à figueira da minha mãe para apanhar desses, arre, fiquei toda às manchas e cheia de coceira, jurei não mais lá ir, apanho-os lá debaixo e prontos, a mim não me apanham mais de cesta aviada assim...Mas que los adoro, se adoro, assim mesmo em fruta...

30/9/07 8:13 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Vejam só como a menina foi contemplada! Imagino que um velhinho de 87 anos saiba tudinho acerca de figos! Desde como devem ser "apanhados, até como devem ser servidos e comidos" eheheh às tantas até serão capazes de reconhecer as ninas que os apreciam .Afinal, a experiência ainda deve servir para alguma coisita.

Eu é que supunha que nessa idade só se aventuravam à figueiras algarvias, mas deve haver excepções ahahah

Caramba, a mim já há muito que não me fazem ofertas, nem mesmo "figos de 3ª geração" ahahahah

30/9/07 12:29 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Ontem tb buli bem e hoje idem! O filhote veio passar o fds, já fiz "baba de camelo" e vou fazer 1 bolo para ele levar e partilhar com o outro residente durante a semana.

Somos uma cambada de "mães corujógalinhas" eheheheh

Bom resto de domingo
jinhos

30/9/07 12:35 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Mas as meninas agora deram em "combinar" temas? Anda tudo a falar de figos!!!

Eu só gosto dos outros, daqueles que se "apanham e comem em boa companhia" ihihihhihih

Quando era pequena, o meu avô tinha várias qualidades de figos, até tinha tb uma "bvebereira", conheces?

Havi uma figueira que dava figos pequeninos, muito escuros que na aldeia chamavam "figos nigelos" ... aguentavam-se na árvore até ficarem passas e desses até gostava.
Excelente semana (felizmente mais curtita, plo menos para mim)
1 beijo

30/9/07 8:31 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, tenho algures uma velha figueira ao abandono, um dia destes fui até lá e andei a comer alguns. Petisco que me ficou muito caro mesmo...Poucos minutos depois tinha os braços todos vermelhos. Lavei, lavei, mas ainda tive de 'ir' ao anti-alérgico.
Oferecidos, para além do simbólico gesto, têm outro valor :)

Pascoalita, às vezes os 'meus velhinhos' têm gestos muito ternurentos, eles sabem que gosto deles e que lhes respeito a idade, aprendo muito com eles :)

Adrianna, é impressão minha ou estás a ser 'marota'? ;)
Acho que a figueira q me pôs os braços numa lástima são essa coisa...(a ver o nome) nigelos. São relativamente pequenos escuros e rapidamente fazem passa.
Pessoalmente prefiro os grandalhõs de S. João ou os brancos.

Bem, de tanto falar de figos, acho que vou dar uma volta até ao frigorífico ;)

30/9/07 8:53 da tarde  
Blogger Teté disse...

Olha, não sabia que as figueiras podem provocar alergias.

Sei que a minha irmã, quando tinha prái os seus 13 anos, tinha "cravos" nas mãos (assim um género de calosidades, sabes?) que curou com leite de figo. Ou seja, figos que ainda não estão maduros e que se cortados deitam uma espécie de ácido branco. E lá queimou os "cravos" com aquilo, facto é que eles desapareceram. Será que é isso que provoca as ditas alergias?

Cá por mim, adoro figos!

Jinhos e boa semana!

30/9/07 11:37 da tarde  
Blogger Unknown disse...

EPA, belos figos!

Tenho uma infância passada no Algarve, mais concretamente em Vila Real de Santo António, em especial nas férias e em casa de familiares.

Os campos, eram polvilhados por figueiras, videiras, amendoeiras, alfarrobeiras, etc., que nos acolhiam muitas brincadeiras, e também lanches improvisados, que na maioria dos casos resultavam em diarreias descomunais.

Em relação às figueiras, lmbro-me que as subíamos e lá permanecíamos a comer os figos, sentados nos troncos, era um local fresco, mas as moscas e a comichão que a seiva fazia na pele, obrigava-nos a comer rápido e desopilar dali para fora.

Assim servidos num pratinho é de longe muito mais agradável, e a menina é muito querida em partilhar comigo a oferta que lhe fizeram, reforça o prazer no sentimento da partilha, da mesma forma que espero tenhas prazer em partilhar esta viagem às memórias da minha infância, da qual também és responsável.

:)

beijocas e obrigado

1/10/07 11:42 da manhã  
Blogger ... disse...

Doce alka

De facto era desses figos que me referia.

Com o nome cientifico de ficus carica, são da familia das moráceas, vulgarmente conhecidos por figos nascem das plantas também vulgarmente conhecidos por figueiras. O liquido produzido por estas arvores pode estar associado a casos de hipersensibilidade que em casos extremos pode levar á psoriase.

Bom, ....... o que venho aqui fazer é outra coisa :

Que belos figos acabados de colher como nota-se pela fotografia, mas são só para o seu amigo jotinha e eu é que tive a ideia. OK, .... não como nada ...., não é ?
Não interessa,...... também gosto mais ......... de marmelos :
- crus, no forno ou então doce de marmelo.
No doce de marmelo, á quem acrescente um pouco de semente de noz e fica uma delicia, são outros condimentos.

Ao doce marmelo até lhe chamam um figo.



Cumprimentos com sabor a marmelo ou se preferir um segundo com sabor a figo.



Fique bem....


.....



...

1/10/07 5:46 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Sabes,

Não vi esses figos que tão apetite despertam e tantos elogios merecem.
As imagens dos teus 2 posts sumiram (o meu mozilla escondeu-as de mim) e hoje esqueci-me de espreitar lá na chafarica.
Mas de amanhã não escapa eheheh

Qdo era pequena, havia na aldeia um tipo de cesta com que íamos apanhar a fruta miúda e sensível ... cerejas, figos, morangos.
Era chamada "cesta vareza" conheces eheheh

1/10/07 9:28 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Adriano

Manifestares a tua indignação com a alka por não teres sido convidado para comeres figos, até compreendo, eu por vezes também sou assolado por manifestações de inveja patética sem fundamento, agora fazeres referência à minha pessoa com aquele diminutivo carinhoso ‘jotinha’, não sei pá, soou-me a delicadeza excessiva, ainda para mais quando logo a seguir fazes referência aos teus gostos por marmelos e marmelada.

Bem, mas atenção, isto não tem a ver com qualquer tipo de sentimento machista exacerbado, ou de uma heterosexualidade fundamentalista, ou mesmo falta de sensibilidade da minha parte, podes-me tratar por ‘jota’, ‘jb’ ou até mesmo ‘gajo’, agora ‘jotinha’, epa, soa-me melhor num teclado feminino.

Olha, e para te provar que a única coisa que me melindrou foi mesmo o termo que usaste, guardo um figo para ti, dos que me foram oferecidos, ok?

:)

2/10/07 10:17 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Bonitos figos.
Não como isso há muito tempo.
.
Mandar aos figos é ofensivo Ahlka?
.
Beijos.

2/10/07 11:18 da manhã  
Blogger ... disse...

Doce Alka

Fui visado, directamente, pelo camarada Jotabê ( ofendeu-se por me dirigir á sua pessoa por jotinha )pelo que pretendo venho exercer o meu direito de resposta (consagrado na C.R.P.)o que passo a fazer da seguinte forma :

Caro Jotabê
Parte I
Olhe eu sou cavador e na quinta o capataz manda alimentar os porcos á base de figos. Não guarde nenhum figo para mim, pode comê-los todos.

Parte II
Quanto ao teclado feminino, parece que sente alguma frustação não assumida. Deve dirigir a raiva para outro lado.

Parte III
Eu sou cavador e como tal se volta a utilizar mais ofensas desse género amando-lhe uma sacholada no centro do couro cabeludo.
Já não basta ter que aturar o capataz ainda tenho que aturar desaforos.



Por fim uma palavra para a Doce Alka, se entender apagar o meu comentário pode fazê-lo, não fico chateado por isso, porque insinuações não ficam pelo menos da minha parte sem resposta.


Cumprimentos e um bjs paciente ....


....

2/10/07 12:00 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

2/10/07 2:13 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

2/10/07 2:15 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

2/10/07 2:45 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Adriano

Tive o cuidado de colocar este símbolo [ :) ], para demonstrar claramente que estava a brincar consigo, aliás como julgo se consegue entender, com a adequada interpretação, do meu comentário.

Você, tem vindo a fazer alguns comentários depreciativos no meu blog, concretamente em relação as últimos post’s, como deve ter reparado, a minha reacção foi desvalorizar e encarar tal facto de forma despreocupada

Concluo desta forma que, por algum motivo, não consegue interpretar correctamente as minhas palavras, quer as que compõem os post’s, quer as dos comentários que faço, nem consegue entender a minha forma de estar neste espaço, refiro-me à blogosfera

…ofendido?1
…alimentar porcos à base de figos?!
…frustração não assumida?!
… sacholada no centro do couro cabeludo?!
…aturar desaforos?!

Tudo isto é ridículo, despropositado, desajustado no contexto e nos meios, tanta parvoíce para uma simples brincadeira.

Sinceramente não o levo a mal…

…e como ficou claramente expresso o seu próprio carácter de ‘cavador’, como teve o cuidado de frisar, e como desgradável também é estarmos em casa alheia a criar mau ambiente, dou por findo este assunto, neste ponto final.

2/10/07 3:10 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

I S Alves, penso que não é insulto mandar alguém aos figos. A expressão é da Pascoalita, ela poderá explicar melhor, mas penso que afirmar que ‘até se ia aos figos com alguém’ quer dizer que ‘com esse alguém até íamos à lua’.
Deduzo daí que ‘ir aos figos’ deve ser uma tarefa difícil ;)
...
...

Xiiiii….Os figos foram presente envenenado... :(

Jotabê, sei que sabes o que penso, não preciso sequer escrevê-lo :)

Adriano, respeito o teu direito à ofensa, mas sinceramente, achei inofensiva a brincadeira do Jotabê. Eu própria lhe respondi com um comentário parecido quando o Turco nos visitou, e nem me passou pela cabeça que ele não entendesse a piada, entendeu...E agora penso na sorte que tive em ele entender o meu humor.
O virtual tem o inconveniente da escrita não ter um rosto expressivo que ajude à interpretação das palavras, acredita que o Jotabê não anda a ‘medir forças’ com ninguém.
Não gostava de vê-los de costas viradas por causa dum mal-entendido.

Adriano, repensa. Não apago a tua resposta, espero que sejas tu a fazê-lo como sinal de paz...Brigada :)

2/10/07 9:08 da tarde  
Blogger Teté disse...

Anda tudo à "pancada" no PSD, por poleiro e poder etc., agora à conta de uns figuinhos?!

Vá Ahkla, não desanimes, muda o post, que eles que são crescidinhos acabam por se entender.

E com tantos comentários eliminados, nem percebi onde é que estava o desentendimento...

Tenham todos um BOM DIA!

2/10/07 10:27 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Tens razão Téte, sai música! :)

Mas a propósito de PSD, aproveito para aplaudir o Santana Lopes pela atitude tomada na SIC :))

2/10/07 10:46 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Bom dia! Hoje é "ante-véspera de fim de semana" lembram-se??? eheh

Associo-me já a ti nesse aplauso a Santana Lopes! Há mto que não via uma atitude tão séria num HOMEM portugês!! E concordo inteiramente com a frase dele ... "o país tá louco"!

3/10/07 7:49 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Ah!
Esqueci de dizer que hoje sim, vejo a fruta. E que belos figos!!!
eheheheh
jinhos

3/10/07 7:50 da manhã  
Blogger Teté disse...

Nunca simpatizei muito com o Santana Lopes, mas desta vez também concordei!

3/10/07 10:21 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial