terça-feira, outubro 30, 2007

Liberdade

A caminho de casa, como sempre (ou quase) ouvindo TSF, ia eu ouvindo uma entrevista a Miguel Sousa Tavares que, a propósito de liberdade, critica o povo português por não lutar diariamente pela sua liberdade e explicita com exemplos em que ele não abdicaria da sua liberdade individual.
Um desses exemplos é a sua aversão à disciplina partidária, diz ele que não conseguiria abdicar de uma opinião pessoal em prol da posição do partido, mas reconhece a necessidade de haver partidos para existir democracia.
Desliguei o carro, mas não deixei de pensar neste contrasenso…

Resumindo:
Para existir democracia, têm de existir partidos.
Quem pertence a um partido abdica da sua liberdade.
Logo, os políticos têm de abdicar da sua própria liberdade para nós usufruirmos dela…..
Querem ver que um dia ainda serão elevados a mártires da pátria? ou até talvez mereçam ser beatificados… ;)

13 Comentários:

Blogger Laura disse...

Credo, mais santinhos para os altares? e ós pois mais sacas de cimento para fazer mais altares, mais pagamento a pedreiros e cimenteiras, mais engenheiros e arquitectos, decididamente isso está fora de questão, mais santos da casa não que já está visto que não fazem milagres...

30/10/07 10:15 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Menina,
TSF só vale a pena se estiver no ar aquela voz doce do meu amigo jornalista Carlos Vaz Marques!

Esse outro é parvo todos os dias eheheheh mas há coisas em que bem concordo com ele (ou não tivesse eu tb um ganda pancadão eheheh) se não fosse tão bruto a dizer as coisas, a gente até lhe tolerava essas incoerências.
A Democracia é uma, utopia, uma miragem.

30/10/07 10:46 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

É verdade.
Já tive a experiência logo a seguir ao 25 de Abril, de militar num partido político. Coisas da meninice. E senti que não havia liberdade, sujeito que estava ao pensamento oficial do partido. Hoje, interesso-me pela política mas sou muito mais livre e fresco a pensar as coisas. E, mais justo.

30/10/07 11:47 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, eles sacrificam-se por ti e é assim que lhes agradeces? ;)

Pascoalita, sou completamente despistada e sem memória, não faço ideia de quem seja esse 'jêtoso' de voz doce.
Duas boas verdades, o MST é insuportável e a democracia é uma utopia :)

Carlos ii, deixa-me adivinhar...Andaste no MRPP né? :))
O que me pôs a pensar foi o facto da liberdade garantida pela democracia assentar na existência de células anti-democratas.
Faz me lembrar o velho ditado, 'olha para aquilo que digo e não para aquilo que faço'

PS. Nota muito importante: Amanhã vou DORMIR :))

31/10/07 9:34 da tarde  
Blogger Laura disse...

Menina então antes de ires dormir, escreve umas coisas e vai à minha empresa ehhhhhhhhhhhhhhhh...

Alkinha eua doro os antinhos, mas não são todos santinhos, só alguns...
Ai na sabia que a pascoalita conhecia um jeitoso, ela tinha-me falado num jornalista, ó nina apresenta-mo para eu ir à sic antes de fazer o implante para evrem a nina autodidacta antes e depois, é que passados meses de ouvir já falarei mais de 4 linguas ehhhhhhhhh e tocarei instrumentos (de musica só...)

31/10/07 9:44 da tarde  
Blogger ... disse...

Doce Alkha


Para dizer que a democracia é uma utopia deve em primeiro lugar caracterizar a "sua" democracia.


Dizer que o MST é insuportável não é necessário prova bastante, porque toda a gente o sabe. Agora é insuportável a dizer a verdade dele, porque presume-se que o homem ainda não fala pela boca de toda a gente.

Pertencer á sociedade é respeitar regras e minha Doce Alkha, as regras existem em todo o lado, até na cama ... ( mas porquê esta ideia, bom adiante ...) e claro nos partidos existem regras, que não se estivermos de acordo, podemos sair - a isto chama-se LIBERDADE que é um elemento fundamental de qualquer democracia.



Sem mais de momento, até havia mais, mas chega por ora e um bjs.



...

31/10/07 11:30 da tarde  
Blogger Teté disse...

O Miguel Sousa Tavares é um gajo que escreve muito bem, mas é de uma agressividade que dá mais vontade de dizer mal que bem. Tem várias opiniões com as quais concordo, mas, como toda a gente, também tem as suas contradições... "teóricas" ou, talvez, "para levar a água ao seu moinho".

Então, BONS SONHOS!

31/10/07 11:34 da tarde  
Blogger Laura disse...

Então ainda bem que sou mouca e nada perco em não ouvir esse Miguel sousa tavares, mas acho que há dois com nomes parecidos e já nem sei qual é, é um que acabou de lançar um livro que começou a escrever num avião etc etc, bem, ele é um ganda homem de tamanho, mas como nem ouço..ora, sempre se disse que cada um leva a água aos eu moinho ou que puxa a brasa à sua sardinha e assim..quem os ouve que faça orelhas moucas, mas, as tais das regras para cumprir como diz o adriano!...bem, nem me alongo mais, mas mais uma vez, que bom que não ouço tanta porcaria obrigada!...

1/11/07 10:50 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Esses termos, democracia, liberdade, partidos políticos e orientações partidárias, devem ser dos termos mais contraditórios que existem, apesar de associados e relacionados, e o PCP, será o partido que mais contribui para esse paradoxo, veja-se o que está actualmente a acontecer com Luísa Mesquita.

Depois do futebol, este é um tema que me desmotiva imenso ao comentário.

Quanto a MST, bem, pulula entre o brilhante e o asqueroso, e pode resolver o problema que tem em relação a este assunto, se é que o tem, tornando-se ‘apartidário’.

:)

1/11/07 10:43 da tarde  
Blogger Laura disse...

mim já nem sabe mais o que dizer, mas, prometo que quando ouvir, vou mesmoestar atenta ao que eles dizem e ós pois já posso meter o bedelho na discussão ehhhh. beijinhos e um dia bom.

2/11/07 8:11 da manhã  
Blogger Carlos II disse...

Ahlka(nunca sei se o l é primeiro ou se é, o 2 logo a seguir ao A)

Já que te puseste a adivinhar. MRPP? Hummm! Quase, quase.

Lê os Arquivos III (eu explico)

2/11/07 4:57 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, então sempre vais fazer o tal implante?

Adriano, a minha definição de democracia anda num fio milimétrico que se situa algures entre a partidocracia e a anarquia, tombando muito facilmente para um dos lados, por isso a considero utópica.

Teté, basta o MST afirmar com aquela convicção toda que algo é branco para me apetecer achá-lo preto, mas neste caso, ele falava pacificamente do seu livro, limitei-me a 'pegar de passagem' num pormenor e descontextizá-lo ;)

Jotinha, política e religião são, de facto dois temas delicados, vá lá...Deixo-te acresentar futebol ;)
Quanto ao MST, como disse à Teté, foi só a alavanca dos meus pensamentos.

Carlos ii, só conheço mesmo o MRPP.. Quando cheguei a Portugal, toda a gente tinha passado por aí, vou ler o ArquivoIII para ver se aprendo mais umas coisas :)

3/11/07 1:48 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Identifico-me com MST! Reconheço que por vezes tb sou bruta a dizer as coisas e tenho consciência de que se pode perder toda a razão por isso. Mas tacto é coisa com que não fui dotada eheheh

Ahlkinha,
Se fizeres uma pesquisa, verás que esse jornalista tem entrevistado figuras de relevo e tem uma voz tão ... doce!
Na verdade, posso cruzar-me com ele e nem o reconhecer, pois há mtos anos que não o vejo ... imagina que na altura andava ele no liceu de Camões eheheh

4/11/07 7:55 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial