sexta-feira, agosto 17, 2007

Campismo


Tal como 90% dos pais deste país, fui’ informada’ pela minha filhota de que pretendia acampar para poder assistir ao festival Super Bock em Sagres, tentei dissuadí-la como tenho feito noutros anos, alegando que ela não estaria preparada para viver mais que 2 horas seguidas naquelas condições.
Mas não só foi, como também lhe fiz a mochila e dei boleia...

Mãe atenta, fui telefonando e recebendo notícias.
Poucas horas depois de deixá-la, já tinha arranjado quarto e restaurante.

Montar tenda , comer e dormir fora!? Ora, eis uma modalidade de campismo à qual adiro com todo o gosto ! ;)

9 Comentários:

Blogger Unknown disse...

Acho que, como tudo aliás, também o campismo evoluiu, e longe vão os tempos do campismo selvagem, agora proibido. Desses tempos, recordo as dunas da Costa da Caparica e as de Monte Gordo nas férias grandes o pouco dinheiro que dava só para sandes e fruta, bem, nesse tempo também comíamos pouco, alimentávamo-nos fundamentalmente da vida.

Os parques apareceram, foi inevitável e naturalmente foram evoluindo também, as pessoas é que se foram acomodando numas fronteiras de confusão, entre o conceito de campismo, e uma extensão da sua própria casa.

Nessa altura de tenda e saco cama na Praia Verde, havia um pouco mais de dinheiro, a comida vinha do supermercado e era confeccionada no pequeno fogão portátil que partilhava a bilha de gás com o ‘petromax’, quando se cozinhava não havia luz eheh, com um tacho e uma frigideira, a ementa não era muito variada, arroz ou esparguete com, ovos mexidos ou salsichas ou costeletas, bifanas, carne picada eheh. A minha ‘miséria’ contrastava com o luxo que me rodeava nos outros campistas, mini frigorífico, fogão de 4 bicos, televisão, torradeira, etc., as tais fronteiras de confusão que falei.

Os melhores momentos que passei na minha juventude foi acampado nas férias, algumas das características da minha personalidade formaram-se igualmente nessa época, gerir o pouco dinheiro disponível pelo maior tempo possível, organizar, partilhar, etc.

Continuo a acampar, desta feita com uma responsabilidade maior, transmitir aos meus, o essencial da experiência que adquiri. Qundo forem independentes, não sei se irão acampar, mas se forem, vão saber com certeza o que deverão fazer para desfrutar ao máximo do campismo.

:)

18/8/07 2:27 da tarde  
Blogger Teté disse...

Pois olha, eu fui acampar duas vezes, também já há muitos anos, mas hoje em dia... só se for num hotel de 5 estrelas. Enfim, de 4 ou de 3, desde que limpinho, também não me importava.

É, com a idade virei comodista... Para me sentir mal instalada, prefiro ficar em casa!

Percebo bem a filhota, não?

18/8/07 11:04 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

eheheheheh campismo lembra-me os anos 70! Tinha eu 17 ou 18 anos, vivia em lisboa com os padrinhos idosos e uma família amiga com ninas da minha idade, acampava os 3 meses de verão na Costa da Caparica.
Agora, à distância no tempo, quase não acredito que me desse ao trabalho de ir sozinha, aos domingos e em transporte público, só para passar algumas horas com elas!
Desse tempo, recordo as viagens de com,boio até ao forno da telha, os balneários públicos e a variedade de espaços de desporto a que os elementos masculinos da família não faltavam, enquanto nós, as gaiatas, ficávamos estendidas na tenda a ler, imaginem que na altura e quase às escondidas, era o livro PAPPION eheheheh

Campismo mesmo fiz uma única vez! Tb na costa da caparica, já nos anos 80, fomos com um casal amigo passar um fim de semana à sua tenda. Não gostei !!!

Algo semelhante fiz durante mtos anos e isso sim, gostava e tenho saudades ... os famosos "piqueniques" na zona do guincho!!!
Praia, sardinhadas ou pasteis, uma corrida ao bar pertinho, sesta dormida à sombra dos pinheiros, e ao fim da tarde, arrumava-se a trouxa e regressavamos à civilização eheheh

19/8/07 1:24 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Os meus filhotes, como é normal, de vez em qdo lá se juntam em grupo e rumam até à zona do gerês ou ao algarve.

A primeira vez que cá em casa ouvi falar em campismo, fui logo a correr preparar-lhes a trouxa (pasteis de bacalhau, panados, garrafas de masagrin, conservas, copos, pratos, talheres descartáveis, etc.)
Nem imaginam como me arrepiei, qdo vi os meus 2 filhotes enjaulados no banco de trás dum Golf, ao lado de mais 2 do tamanho deles deles, sentados em cima dos sa-camas, e com resmas de tralah em cima deles, o mini-porta-bagagem sem caber mais 1 mosca e saber que fariam assim a viagem até Pinhão ... tive vontade de lhes arranjar eu própria uma estalagem eheheh

19/8/07 1:37 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Actualmente os meus 2 pimpolhos estão ligeiramente mais sofisticados ... alugam casa em grupo ou vão para casa de amigos (longe dos adultos, claro eheheh)

Hoje mesmo, o meu mais velho foi com 3 amigos para Vila Nova de Mil Fontes passar uma semana (alugaram lá uma casa eheheh)

Devo dizer que estas experiências lhes tem feito bem!!!

19/8/07 1:41 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Bons dias a todos! :)

Jotabê, também eu tentei transmitir certos valores, mas chega uma altura em que adquirem uma personalidade própria emancipadora.
Um dos meios usados por mim, foi incentivar a filhota a inscrever-se nos escuteiros...Desistiu antes de completados 2 anos.
É complicado desenvolver aqui todo um processo de educação, mas posso adiantar o seguinte : «Vais verificar, quando 'cresceres' mais um pouquinho, que os filhotes nos vão trocando as voltas» ;)
Pouco ou nada acampei, mas também me arrepia um bocado o 'espírito campista' dos que deturpam o espírito do campismo, tentando torná-lo num hotel baratucho :))

Teté, a minha filha entra em stress se não tiver o nível que ela entende como aceitável, não chora mas fica facilmente com os olhos marejados. Num ano em que tivemos de ficar num 3 estrelas, tive de me chatear com ela.
Por isso sabia que precisa ainda de muita 'escola' antes de aceitar as condições dum festival.
Já eu, aceito qualquer situação, desde que não haja promiscuidades.

Pascoalita,hehehehe não conheces o exemplar que tenho. Já foi com amigas para uma casa, mas não ficou adepta porque tinham de fazer limpeza!
No campismo, se comer no restaurante, não precisa limpar nada, mas surgem problemas a outros níveis.
O ano passado foi acampar de trolley ;), ao chegar lá telefonou-me muito nervosa, ela e outra amiga recusavam-se montar a tenda naquele local...Alguns rapazes do grupo tiveram de ir procurar outro parque.
Penso que este ano, ela encontrou a solução certa, para todos os efeitos acampou com o seu grupo de amigos, mas eliminando os factores que considera inconvenientes.


Nunca acampei na adolescência, pela simples razão de que tinha as rédeas, muito, mas muito curtas mesmo... :(
Já em adulta, quis experimentar a sensação de acordar com a tenda orvalhada ao som dos passarinhos, e consegui-o por duas vezes. Uma numa quinta nos altos pirenéus, numa noite de verão fresca, com peq almoço na quinta e outra num bosque contíguo a um campo de golfe, acordando ao som da rega e da carrinha dos croissants quentes.
Acampar por acampar, obrigada a partilhar a 'vida' de vizinhos de electrodomésicos: Nunca!

19/8/07 4:55 da tarde  
Blogger Laura disse...

Pois eu pude dar-me ao luxo de acampar longe de casa na Barra do Quanza, lá mais para longe e na altura da desova das tartarugas, levamos duas barracas e o jeep cheiinho de tudo, a Any e João recém casados numa tenda e nós todos noutra enorme tenda, eu a Luisa o meu mano a Alice o carlitos e o Rui, fizemos uma lista comprou-se tudo e dividimos por todos e saiu barato, apenas 5 dias, mas que coisa linda ver as enormes tartarugas chagar á praia (não era campismo, acampavamos onde quisessemos era longe de Luanda) vimo-las escavar, levamos lanternas só o faziam de noite, vimos os ovos cair e andamos ao pé delas na maior. Um milagre para nós assistir áquela visão que poucos puderam ter... Tomavamos banho de mar que era a metros de nós, foi lindo lindo. Os meus filhos acampam na maior, querem ouvir a musica a Neide desde os 16 que ia aos festivais, encontravam-se todos iam de comboio e lá vinha toda suja cheia de terra nos pés...mas feliz, assim..esta foie scuteira, foi campeã de taekwondo, praticou kic boxing, campeã de natação na escola, essa desportista é toda e em qualquer lado se desenrasca e como nunca teve muito dinheiro para isso..sabe gerir tudo e sempre feliz...
Beijinhos menina...

19/8/07 7:53 da tarde  
Blogger MissEsfinge disse...

Quem me dera ter agora metade da idade para fazer montes de coisas que não fiz eheheh
Dormir ao relento, era sem dúvida uma delas!

19/8/07 9:37 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, isso é um autêntico sonho.
Quem não gostaria de viver uma experiência dessas? :)

Esfinges, se tivesses metade da idade não te lembrarias de fazê-la. Por norma, damos valor ás coisas quando as perdemos :(

25/8/07 3:03 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial