segunda-feira, junho 11, 2007

Portugal

A minha cadela adoeceu, resolvi levá-la ao hospital veterinário do Restelo onde acabou por ser internada e submetida a uma intervenção cirúrgica (aproveito para elogiar o serviço deste hospital), vejo a minha vida adiada por 12 dias, tempo que leva a ter alta clínica e mais uma vez dou comigo a pensar que há portugueses de 1ª e de 2ª.
Se quiser um médico, um dentista, um espectáculo, uma exposição, uma revisão ao carro, um hospital veterinário., etc… recorro a Lisboa.
Ninguém consegue viver na província de costas voltadas para a capital, porque simplesmente não há Portugal, Portugal é Lisboa e o resto é paisagem.
Hoje olho para a grande Lisboa e onde era campo, vejo betão. Lembro da av. dos EUA, ser construída na geração dos meus pais, lembro de ver a ponte 25 Abril ser construída….Ora, se a população de Portugal não aumentou de há 50 anos para cá, essa gente toda que enche esse betão veio da província, cansada de ser o refugo do país, foi-se juntar a elite.
Houve, durante anos um erro logístico. O governo central ao ignorar o interior, foi o tornando cada vez mais ignorável e hoje temos uma pescadinha de rabo na boca.
Proponho a seguinte solução, concentrem em Lisboa e Porto todos o que querem ser portugueses de 1ª e vendam o resto do país aos espanhóis.
Assim, ganham todos, o Estado português ganha liquidez e livra-se de chatices, o espanhol agradece, assim como os portugueses de 2ª.

36 Comentários:

Blogger Laura disse...

ALKA? Ó ALKA ( o inha foi-se) atão queres vender a mim aos galegos? Aqui temos bons veterinários, xiça que tás cheia de vaidade da tua Lisboa (a parte onde não há camelos!) Olha que eu adoro o lugar onde vivo e não trocava esta santa paz que ai nem tendes, por isso... Até vou a pé ao centro da Cidade, e a maioria das minhas amigas tem de apanhar autocarros e metros para chegar aos empregos. Isso é que é vida? Vendei Lisboa aos espanhóis, isso sim, que nós já estamos encostados a eles há muito e gostamos de lá ir aos caramelos e nougats chocolates que sabem melhor que os nossos...
Ai a nina a vender a mim olhágora...

12/6/07 8:52 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Infelizmente tenho de concordar contigo. Tb eu deixei a "paisagem" e vim para Portugal, por acaso qdo ainda havia algum verde à volta do betão e por isso o ar ainda respirável.
Há dias ouvi a notícia de que alguém propõe (não me lembro quem, mas creio que ue é membro, candidado ou ligado ao governo e para minha tristeza, suponho que é mulher) que se passe a cobrar uma taxa (portagem?) para entrar em Lisboa!
Eu, mto sinceramente, se não trabalhasse na capital, dificilmente pagaria. Até aderia de boa vontade a uma campanha contra Lisboa se isso se concretizasse!
Ahlkinha, não se pode vender a "paisagem" aos espanhois. Para onde fugiria o pessoal que só suporta Lisboa por razões profissionais? E olha que é quase a totalidade, exceptuando a malta do "Jet Set", claro

12/6/07 9:33 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Mas conta aí: A tua ... (pera que vou fazer pesquisa eheheh) Rhena como está?
Acredito que há bons e maus profissionais em todo o lado, mas não há dúvida de que os recursos estão todos concentrados à volta da capital!
Num passado recente alguém falou na descentração, até se criaram Delegações de Serviços mas uns nunca funcionaram outros estão a gora a ser fechados e tudo indica que o círculo à volta da capital será ainda mais cerrado.

Talvez a venda aos espanhois seja uma boa solução. Afinal eles já carregam qta pedra querem das nossas Beiras à borla. Talvez depois eles nos façam um desconto especial no aluguer da paisagem eheheh
Oh Cristo! Vem cá baixo ver isto!

12/6/07 9:43 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Se tiveste sorte nesse hospital, dá-te por feliz pq eu já não confio em médicos nem veternários nem ninguém ...
Há uns anos atrás o meu filho passava o dia em Cascais com 1 familiar e foi à urgência com 1 espinha espetada na garganta.
Os médicos que o examinaram não lhe detectaram a espilha e na opinião deles, a criança tinha mimo e sono.
Trouxeram-no a S. José onde lhe tiraram a espinha em segundos!
Cascais já fica fora de "Portugal" Tiveste msm muita sorte eheheh

12/6/07 9:49 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

12/6/07 10:00 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Ah! só mais uma coisinha ...

Conforme há portugueses de 1ª e de 2ª, tb há categorias de cães!
A tua cadela, apesar de doentita e habitando a zona a vender aos espanhois, pertence ao grupo dos privilegiados! Há tanto rafeiro sem eira nem beira a percorrer as ruas de "Portugal"!
As melhoras da tua ... RHENA?
Hummm bem podias ajudar a desenvolver a "paisagem", fazendo-a procriar e no tempo da neve, pelo Natal, punhas a família a puxar o trenó do Pai Natal eheheh

12/6/07 10:02 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Pra tu veres! Daqui a gente acha que tudo em portugal funciona! Não sabia que Lisboa e Porto eram onde se concentram os melhores recursos. Sempre pensei que na europa as coisas ficassem melhores distribuídas. Evitando que as pessoas inchassem as grandes cidades.
Então quando for a Portugal eu só tenho que visitar Lisboa? O resto é paisagem?
Um abraço Ahlka. Fica triste não isso acontece aqui também. Mas se alguém pensar em vendernos pros Argentinos a briga tá armada.

12/6/07 3:28 da tarde  
Blogger Laura disse...

´´O Alves não é nada assim, é uma maneira de falar, mas claro que a potência é Lisboa seguida de Porto e Coimba, Braga é depois, mas se pensas assim atão só vais ver a soutras ninas e a laurinha já não vês...e já nemt e vou buscar ao avião. Toma, vai aterrar em espanha se queres ou lá na tua Lisboa...
Arre, há médicos de maravilha nos lugares mais impensáveis, como à sacanas nas melhores clinicas, é a alma da pessoa que atende e há médicos com alma e sem ela.
Ai a bichinha chama-se Rhena? uau que doçura de nome, e a Adry tem razão para pocriar e ter renas de verdade que o natal tá a chegar...

12/6/07 7:01 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Hoje em dia tem muito Português que gostaria de "cruxificar" D. Afonso Henriques.

12/6/07 9:56 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Mas eu continuo a achar que não há nada que chegue à vida no campo

12/6/07 9:56 da tarde  
Blogger Unknown disse...

tenho uma ideia melhor

que tal tornarmo-nos uma província espanhola e tornar Lisboa a capital da província

12/6/07 11:15 da tarde  
Blogger Laura disse...

Se me dão licença, transcrevo aqui as palavras do meu filho, que em conversa com os amigos ouviu esta, e disse assim, mamã tem razão o meu amigo que falou. Isto está uma vergonha. Não conseguimos encontrar trabalho, os nossos amigos que tinham boas cunhas já trabalham, e nós andamos aqui à espera e a desesperar.
Isto por se falar no D. Afonso Henriques.

Sabes o que deviamos fazer ó tropa (tropa é a alcunha do meu nuno desde o 5 ano quando entrou para a escola secundária e trazia uma mochila tipo camuflado. Pegou e ficou tropa para os amigos) Rais paratam o d. Afonso Henriques e estas merdices todas. Mais valia ter deixado que os galegos ganhassem a guerra, e agora eramos todos espanhóis, e ganhavamos muito melhor, tinhamos melhores empregos e modo de vida, e assim, aquele gajo fodeu-... foi o que foi e estamos quase à fome, as casa está quase tudo à venda, já andam a roubar para comer, se fossemos espanha nada disso estaria a acontecer. Portanto p. que pariu o homem, e eu que sempre tive uma admiração tremenda pelo d. Afonso Henriques...porque ele com o D. Nuno Alvares Pereira (foi pelo D. Nuno que pus o nome de nuno ao meu filho ehhh)porque li coisas sobre ele que me tocaram e era um herói nosso...
Enfim, os rapazes até tinham razão. A vida não está fácil para eles, mas para nós também não...

13/6/07 6:32 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Xiiiii a laurinha a relembrar coisas tristes! Pois não é que os rapazes têm razão?
Vamos lá então fazer placas "Vende-se" (por tuta e meiaeheheh) e ficamos todos a pertencer ao país vizinho e pronto.

13/6/07 12:54 da tarde  
Blogger L.S. Alves disse...

1º a grama do vizinho sempre é mais verde.
2º Portugal já esteve pior. O Nuno é novo e com certeza não passou os apertos que os antigos passaram.
3º transferir o país pra Espanha não resolve. Os portugueses tem que consertar o próprio país.
4º Lí uma pequena biografia do D. Afonso Henriques e o cara era um gênio.

13/6/07 4:12 da tarde  
Blogger Laura disse...

Pudera ó Alves, foi o nosso primeiro rei de Portugal, e tem um castelo dele a meia hora daqui de Braga (depois vou mostrar a vc) ele era um Rei astuto e muitas vitórias ganhamos com ele. Quando eu era menina adorava ler e estudar os livros de História porque queria saber como eram as vidas deles, dos reis e outros de valor.
Eu bem peço que ele venha novamente à terra, ou que já esteja cá e seja um homem de tomates, para que se possa endireitar o país. Viu, na tv deu que mais uma pessoa morreu a caminho do hospital porque o hospital da terra foi fechado a mando do nosso primeiro Ministro que anda a fechar tudo para poupar dinheiros para coisas de merda, e as pessoas é que sofrem. fecham maternidades fecham tudo, e depois é mais desemrpego e mais arrelias, arre.. É uma tristeza,...
O nuno tem 27 anos, é um moço ajuizado e bom filho, e claro farta-se de andar ir a entrevistas que ficam á espera..e não há trabalho porque cada vez fecham mais clinicas e hospitais, estão todos a ir para Londres estados Unidos, Paris França espanha, o que dá...
Nada de vender o pais aos galegos, mas na teoria seria bem bom... havia trabalho empregos melhor vida.
beijinho ó Alka...

13/6/07 7:04 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Good Mormingggg
Oh! Depois do sonho que tive hoje, foi com algum entusiasmo que acordei e confirmei ... viva, inda somos portugas!!!

14/6/07 7:06 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Olá, bom dia
Esta é a minha hora preferida para fazer exercício. A seguir vou ao duche e até desenvolvo mais trabalho eheheh

14/6/07 7:56 da manhã  
Blogger Laura disse...

Nina cusquinha, a essa hora já cá vim, já bisbilhotei os maisl e posts da noite e já tou a tomar café na sala sentadinha a ver as legendas das notícias... Por vezes sou tão tola que nem preciso de sair da cama cedo e ando por aqui em camisa de dormir, e são seis da matina e já cá ando, e adormeço lá pá uma da manhã, pois leio na cama ou fico aqui a escrever a fazer poesias, sei la...

14/6/07 8:44 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Ahlka,
Queres arranjar mais problemas para os espanhóis, é!? Viaja até à Catalunha ou ao País Basco e pergunta o que eles pensam dos espanhóis (castelhanos). E que inveja que eles têm de Portugal.

14/6/07 10:19 da tarde  
Blogger Grilinha disse...

xiii como isto está!!! tsss tsss

15/6/07 1:38 da manhã  
Blogger Pepe Luigi disse...

Interessantíssimo apontamento, apesar do seu lirismo.

Embora eu seja de Lisboa, concordo plenamente naquilo que diz.
Senão vejamos por um aspecto mais lúdico/cultural que seja: Uma estreia dum espectáculo (teatro, ópera, etc.) onde se realiza primeiro? Em Lisboa.
Isto para não focar os aspecto mais importante do quotidiano.

Bjs
Pepe

16/6/07 9:44 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Olá!
Que fim de semana mai xoxo este! E a tua Rhena? Tá melhor?
Esperemos que a semana seja melhor

17/6/07 4:27 da tarde  
Blogger Laura disse...

Novidades? Boas? Espero que sim.Lambidelas para ela.

18/6/07 7:21 da manhã  
Blogger jotaeme disse...

Olá Alhka! A desertificação do nosso interior não é um problema de agora mas de há muito anos com a saga da imigração dos anos 60 e 70! Agora nota-se cada vez mais porque as cidades(em especial as da orla costeira) não têm resposta para todos e com as deslocalizações de grandes empresas e fábricas a crise vai-se agudizando! Mas francamente não me apetece nada mudar para espanhol! Nós portugueses temos de saber lidar com a situação e exigir á nossa classe política que sejam mais competentes e solidários...Mas que não está fácil, lá isso não!
Abraço
Jorge madureira

20/6/07 5:05 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

A Rhena já não corre perigo, está boa, mas ficou a dona nas lonas a tentar recuperar o tempo perdido.
Queria responder um a um, mas acho que já nem sei muito bem de que terra sou. Por isso, esperando melhores dias limito-me a deixar uns bjitos a todos... Tenho saudades...

21/6/07 9:05 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Boas notícias! (a parte da Rhena, claro) e tu, recupera que eu prometo ficar muito quietinhaaaaa e sem fazer barulhooooo
jinhos

21/6/07 10:05 da tarde  
Blogger Laura disse...

Olá.
Ainda andas a ver se nos vendes?
É que nunca mais cá voltaste e decerto andas a tratar de negócios avultados, e sendo assim, só este valeria a pena ehhhhhh.
Aparece nina linda e manda bocas pá gente responder de dentuça arreganhada, mas não vendas a gente pá quele lado, dizem que de Espanha nem bom vento nem bom casamento!
Mas cá para nós, nem de espanha nem de outro lado, arre!...

24/6/07 6:49 da manhã  
Blogger Laura disse...

Alkinha não sei o que fazes nem como vives, se és feliz com marido ou sem ele,...
Mas ouvir-te (ouvir?) falar de saudades, deve ser saudades do descanso do tempo livre que tinhas e talvez agora não tenhas... deixa lá que hás-de ter tempo para tudo, a vida melhora sempre!Beijinho a ti para espantar a saudade que nos faz sofrê...

24/6/07 6:51 da manhã  
Blogger Laura disse...

Menina precisas de abrir a janela párejar...Bora lá que o cabeçalho já está velhote!
Beijinho..

25/6/07 10:48 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Pois ... bem se vê que é tempo de férias. Ou andas em vacances, ou há alguém que anda e não te deixa parar. De qq modo, a tua ausência só pode dever-se a férias eheheh

26/6/07 10:24 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurinha, Pascoalita e Adrianna, meninas lindas, não estive nem de férias nem a trabalhar... :)
Só a dar apoio aos filhotes, dei comigo a ver jogos de futebol (o filhote está a participar num toneio das selecções distritais de futebol) e a fazer revisões de anatomia (apoio logístico à filhota em época de exames, que anda meio baralhada das ideias), nos intervalos muita preguiça pensando no caos que se está a gerar na minha secretária com mais uma ausência...
Espero voltar com mais tempos, Bjito a vocês :)*

27/6/07 12:03 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ó mãe dos 4 costados, isso é que é ser mãe devotada, no minimo dos minimos, a criançada só sai a ganhar... Que bom que é assim, mas a secretária resolve-se com outra em cima do trabaio..Arranja-se outra pa estes dias...

27/6/07 2:33 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Tou fazendo horas extraordinárias (não pagas!) e vim dar um giro, já que me foi impossível durante o dia, tal foi o envolvimento.

Inda bem que a maior ausência por aqui se deve a isso. Que sortudos esses teus "rebentos" eheheh
jinhos

27/6/07 6:24 da tarde  
Blogger Laura disse...

Atão já vi que a Alkinha não deve ter um patrãozinho cumó teu que é bom cumó milho!...
Ficar em casa a dar assistência aos filhotes..que rico patrão não tens ó Alkinha, que te deixa acumular o trabaio todo...

27/6/07 10:29 da tarde  
Blogger Laura disse...

Alkinha bora lá faz as malas e vamos viajar para a terra de nenhures, até adiantei a procura do barco para descansarmos mas não nos deixarmos!...

28/6/07 6:54 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, respondi-te com um post novo :)

28/6/07 10:38 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial