quinta-feira, junho 07, 2007

Liberdade

Ai que prazer
Não cumprir um dever,
Ter um livro para ler
E não fazer !
Ler é maçada,
Estudar é nada.
Sol doira
Sem literatura
O rio corre, bem ou mal,
Sem edição original.
E a brisa, essa,
De tão naturalmente matinal,
Como o tempo não tem pressa...
Livros são papéis pintados com tinta.
Estudar é uma coisa em que está indistinta
A distinção entre nada e coisa nenhuma.

Quanto é melhor, quando há bruma,
Esperar por D.Sebastião,
Quer venha ou não !

Grande é a poesia, a bondade e as danças...
Mas o melhor do mundo são as crianças,
Flores, música, o luar, e o sol, que peca
Só quando, em vez de criar, seca.

Mais que isto É Jesus Cristo,
Que não sabia nada de finanças
Nem consta que tivesse biblioteca...
(Fernando Pessoa)

Há dias em que me identifico perfeitamente com este poema... Estudar, aprender, analisar, questionar, compreender...Para quê?
Se temos caminhos fáceis, para quê escolher os mais tortuosos?
Sopas, descanso, fugir ás regras e pequenas coisas da vida também nos trazem felicidade.
Viva a liberdade de ser….só SER, sem ter de construir-se.

26 Comentários:

Blogger Unknown disse...

que maneira tão poética de classificar a preguiça...

parabéns!

:)

7/6/07 9:02 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Se lesse isto daqui a 8 horas, o mais certo era levar isto à risca e ficar a preguiçar.
Há dias em que apetece relaxar, fechar os olhos, esvaziar a mente e não pensar absolutamente em nada! HIBERNAR mesmo !!!

Se conseguires isso, aproveita bem esses momentos pq desejá-los é fácil, mas vivê-los, pouca gente consegue.
Por falares nisto, qq dia inda me inscrevo nas aulas de IOGA lá na minha chafarica eheheh

7/6/07 9:09 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Se não me engano são homens em ambas as imagens.
Entendo, deves ter dificuldade em encontrar MULHERES a a cumprir o acto de preguiçar, não?

7/6/07 9:35 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Pois eu faço por me sentir LIVRE! E qdo tenho mais tarefas e o dever me chama, dou uns saltitos antes para me sentir mais leve

7/6/07 10:51 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Não têm caminhos fáceis, a facilidade é provocada pela ilusão.

7/6/07 11:53 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ehhh este alberto korda ehhh sabe que se sonhamos com a vida fácil sem cuidar da casa e deles, é apenas mais uma ilusão.. não estiques a corda ó moço, que nós nem olhamos para trás, mas, até tens um pingo de razão!...

8/6/07 6:37 da manhã  
Blogger Laura disse...

Também cumpro o acto de preguiçar e boas vezes, e quem muito preguiça muito mais se torna preguiçosa e fica na esperança que nos ajudem (depois do preguiçar ehhh) e ós pois a desilusão vem em catadupas, mai-lo resto que tem de fazer, porque as outras mãos do pessoau, estão ocupadas com eles...

8/6/07 6:39 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

É por isso que eu evito parar ...
parar é meio caminho andado pra contrair essa doença crónica que é a preguiça, né? eheheheh

8/6/07 7:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Laura
O problema é sabermos que entre o homem e a mulher existem algumas diferenças e não as aceitarmos.
Digo numa maneira geral.
Quantas vezes duas pessoas gostam uma da outra e das pequenas coisas que os atraem e depois quando resolvem viver em comunhão, logo querem que essas pequenas coisas sejam alteradas.
Faz-me lembrar uma amiga que gostava do namorado por ser desportista, quando casaram obrigou ele deixar o desporto para estar mais presente.

8/6/07 2:40 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ahlka

Estou como o Pessoa e como tu que não és Fernando, que se lixe tudo.

Vou prá praia ficar de papo pró ar.
Não fazer nada, só de papa pró ar. Livros nem vê-los, passaronas nem vê-las, só o céu! :) É isso mesmo!

Todos os anos armo-me em intelectual e levo resmas de livros que não li durante o ano. Quer dizer que quando os podia ler não os li e agora é que vou perder o meu tempo em os ler quando posso aproveitar melhor tempo de papo pró ar. Tenho que ter cuidado de vez em quando em me desviar por causa das... gaivotas! :))))

Tudo de bom

8/6/07 6:47 da tarde  
Blogger Laura disse...

Se me dás licença ó alkinha, o visitante falou comigo.
Pois é amigo, as diferenças são reais, mas quando a gente casa, ou s ejunta, o que for, eles ajudam mais mimam mais, e sei lá que mais, e ós pois, ficam só os ais,
A culpa é sempre de um e nems empre dos dois, mas devagarinho as coisas vão acontecendo e quando damos conta, ó prá qui, ajuda aqui ajudem ali e acolá... e muito mais, mas, enfim, quem aguenta é porque consegue.
Por acaso nunca pedi que deixassem nada do que gostam de fazer, por mim, ná sinhora, porque euzinha faço o que quero, vou para onde quero e tudo na maior, mas nem todos são assim...Tem muiés que me perguntam quandos abem que fui ali ou acolá e vim tarde para casa, e o teu marido deixou-te ir? e eu até me rio... e porque não? desde quando marido tem o direito de mandar na muié? Bolas, que tempos atrasados e que machismo em alguns!...
Obrigada visitante pela visita e elucidações! jinho de mim..

8/6/07 8:43 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

As pessoas não têm dono nem posse...
Mas de uma coisa esta sociedade não se livra, a instituição casamento está a desaparecer.

8/6/07 10:50 da tarde  
Blogger Laura disse...

Alberto, é isso aí, mas quem criou a bela instituição, claro que foi a posse e defender a familia, mas bastardos já tem muitos no mundo, e agora o casamento é mais uma festa que as noivas querem ter, depois as mulheres estão a entender que eles querem empregada de graça, e depende da maneira que viverem, e já não há muiés que aguentam tudo, vai daí, separações como o milho, os filhos um para cada lado (isso é o que dói mais) e assim vivem relações atrás de relações, mas a vida é de cada um, até que o homem se capacite que terá de existir igualdade de tarefas no lar. O nosso homem machão ainda abunda e continuará a existir até que os deixem a falar sózinhos, e mais tarde talvez entendam!
Sou eu que digo à minha filha que não se case, que se junte, se der deu se nem der não deu!, mas a teimosia dela é como a minha foi e será asssim sempre!
Agora digo, gozem e sejam felizes, divirtam-se que os anos não voltam para trás, e eu menina simples, pura, ben guardadinha pelos pais, proibida de namoricos, hoje lembro revoltada que a vida podia ter sido diferente se me deixassem escolher com quem queria mais namorar ou casar. Mas, este não serve, este não é para ti, fora as proibições de falar com este ou aquele, e assim! mas já estou ciente (agora) que o que tem de ser é o que é e mais nada, more-se onde se morar, nem que seja no fim do mundo. O rapaiz que tiver de ser nosso, bom ou mau, é o que teremos, e disso ninguém foge.
Assim, beijinhos e não se despeçam todos com bom fim de semana, eu ando por aqui...

9/6/07 7:19 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Hoje, dê lá por onde der, tenho de tirar uns minutos pra pregiçar na espreguiçadeira! Este ano inda não lhe senti o gosto, caramba.
Praia é bom, mas ainda vai ficar adiada por mais uns tempitos.

9/6/07 12:37 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Um aviso ao nino Marius k diz ter de se desviar das gaivotas:

As gaivotas inda é o menos, sempre são fêmeas. Evita é os "pica miolos" eheheh

9/6/07 12:38 da tarde  
Blogger Laura disse...

Raios pascoalita queres dizer o que são pica miolos? Lembras de uma imagem que puseste d euma nina toda nua, ou foi o leão que mandou pá gente e tu falaste no pica miolos, isso existe mesmo ou é mais uma das tuas valiosas invenções?

9/6/07 6:42 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

heheheheheh lembro, sim! estava sobre um penhasco, acho, de rabo alçado eheheh E foi por isso que eu falei no "pica miolos" eheeh

O "pica miolos" é um pássara que abunda no deserto (agora tb os há em portugal, do lado de lá do Tejo eheheh)
Toda a gente já deve ter ouvido falar do qto estas aves são perigosas.
A primeira vez que ouvi falar nos "pica miolos" foi ainda na aldeia, numa noite de luar em que fui aos Gambozinos eheheh

9/6/07 7:01 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Ummmm a Pascoalita tb teve medo do pica miolos e enfiou a cabeça no chão?, eh eh eh eh eh

9/6/07 8:07 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

A pascoalita não sei, mas eu arranjei uma táctica eficaz ... associei-me ao "pica miolos"
Foi remédio santo!

9/6/07 10:54 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

que eu me lembre não tenho sócios.
eh eh eh eh eh

9/6/07 10:59 da tarde  
Blogger Laura disse...

Traiste-te ó Alberto, então tamém és pica miolos! ehh e agora já sei do que falo ehhhhhhhhhhhh..
Bom Domingo para todos...

10/6/07 7:41 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

não tenho bem a certeza se sabes do que falas, laurita :)
Acho que me obrigas a colocar uma tabuleta sobre o assunto lá no meu quintal ehehh

10/6/07 12:21 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

a laurinha já sabe do que fala? não me digas que de ontem pra hoje foste atacada por uma dessas aves raras ihihih

10/6/07 12:22 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Pronto! já tou inerte. É o 1º passo para ficar na sorna e seguir à risca o que diz o POEMA.
Num sei, num vi, num ouço, num digo, num quero, num faço, num ...
tenho dito :d)
Ah! e a culpa é duma tal menina das résteas

10/6/07 1:28 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Verdinha a condizer com este espaço ecológico, venho deixar votos de uma semana calma.

10/6/07 11:04 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Pois é Jotinha, a apresentação faz a diferença. Um quadradinho de broa + um triângulozinho de presunto decorados com uma folha de hortelã, passam de ‘enfarta brutos’ a ‘nouvelle cuisine’ arrumando com qualquer gourmet ;)

Pascoalita, às vezes passa de dias a fases. Tenho fases sim, não são cultivadas pelo Ioga , mas por auto-imposição com argumentos muito meus. : )

Adrianna, abre os olhos e verás muita mulher a preguiçar e a fazer do homem o extintor de serviço. ;)

Cusquinha, com esse speed todo acabas a pilha num instante :p

Alberto, que derrotismo é esse!?
Estás a ver aquele cruzamento ali à frente?..Então vira nele à direita e depois na 3ª à esquerda e por fim na 2ª à direita. Garanto que é o caminho mais fácil, sem ilusões nem ilusionismos : ))

Laurita, há o que chamo preguiça passiva que é o deixar andar, e para essa todos os dias são dias. Por outro lado existe uma preguiça cultivada, chamo-lhe de preguiça activa, é mais uma forma de estar consciente.

Este post teve origem num comentário num blog amigo, onde eu afirmava que quem teve, um dia, de fazer algo por obrigação, não tenderia mais tarde a fazê-lo por prazer.
Por outras palavras, a corda pode rebentar se for demasiado esticada, levando a grito de liberdade….
Bem, estou a comentar isto no decorrer da cirurgia à qual a minha cadelita está a ser submetida, já devia ter acabado….já estou a entrar em parafuso….

Não apago nada e continuo para fazer 2 perguntas:

Marius, o que são passaronas? ;)

Resto do pessoal, li reli e voltei a ler, parecem todos ter percebido o que é um pica-miolos mas eu não : (

11/6/07 10:43 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial