sábado, junho 02, 2007

Águas de Cascais

Há uns dois anos, mais ou menos por esta altura, reparei num débito de cerca de 1600€ na minha conta bancária, dei algumas voltas antes de descobrir de que se tratava duma conta de água.
Já com a factura na mão, reparei que nem com o cano de alimentação a debitar a 100% conseguia chegar a tal cubicagem, verifiquei então que tinha havido um erro de leitura, alguém tinha esquecido a importância duma vírgula.

Telefonei para ‘as águas de Cascais’ que prontamente enviaram um ‘especialista’ em leituras. Este, deu-me toda a razão justificando que alguns colegas não sabiam que os números vermelhos eram decimais, havendo assim uma multiplicação do meu consumo pelo menos por 100.
Pensando que tinha o assunto resolvido, aguardei, aguardei,…. ainda paguei mais uma conta normal e nada de crédito. Chegou assim a data duma nova conta com leitura efectiva (bimensal), onde continuavam a aparecer os números decimais como unidades.
desta vez tem sorte»- disse-me a funcionária, «porque o erro desta factura é só de 380€.»
Nesse dia estalei o verniz, questionando o método de trabalho, que ignora a ordem de serviço e respectivo relatório, que levaram um funcionário a deslocar-se a um determinado local para nada. Incompetência ou má fé ?
Como já tinham passado 4 meses comecei então a ligar quase diariamente, obtendo as respostas mais diversas e disparatadas:
- «A nota de crédito tem de ser associada a uma factura» , Aceitei a explicação, mas na factura seguinte, voltou a não aparecer a nota de crédito.
Mês seguinte:
- «Não foi associada a esta factura porque tivemos problemas informáticos». Mais uma vez aceitei…
Mais um mês:
A N.C tem de ser associada a um mês com leitura efectiva do contador»
……
Até que recebi a nota de crédito de 380€, mas não a de 1600€ , que até era mais antiga.
Novo telefonema :
Garanto que ambas as notas de crédito foram emitidas, aguarde pelo seu saldo»
Mês seguinte
Pois de facto, tem razão, foram ambas emitidas, mas a impressora avariou, vamos regularizar a situação»
Aí perdi a compostura, já tinham passado 6 meses e a impressora avaria logo na minha N.C de valor superior??? Vou esperar mais dois meses por uma factura com leitura???‘Tá’ a gozar com a minha cara???

Desloquei-me então ao local, onde , depois de várias reclamações minhas (entre as quais a ausência do livro azul, penso que obrigatório em organismos públicos) , foram chamados uns quantos ‘superiores’ que me sugeriram escrever uma carta a administração.
Perguntei, «Para quê? Para ter o mesmo destino da minha nota de crédito?»
«Está a sugerir má fé por parte da administração?»
«Não estou a sugerir, estou a AFIRMAR!, tenho registados todos os telefonemas, nomes de quem falou comigo, justificações dadas, e quero JÁ o meu reembolso ou vão-se arrepender de um dia se terem cruzado comigo…»

Resumindo, naquele dia pus tudo a mexer, saí de lá , ao fim de nove meses e depois de ameaças legais, com as meus 1600€ em notas porque não podiam, diziam eles passar cheque.

Na altura, não me quis chatear mais, fiquei satisfeita por conseguir reaver o que era meu, mas hoje quero aproveitar esse veículo que é a net. Quero que todas a pesquisas por ÁGUAS DE CASCAIS’ incluam este texto.
Ainda hoje estou convencida de que foi usado o meu dinheiro e com certeza de outros habitantes da zona para tapar algum buraco contabilístico, porque lendo com atenção, verão que não paguei 2 contas de 1600€, só uma, logo havia consciência interna do acontecido……

Eu até nem sou vingativa….. ;))

.

18 Comentários:

Blogger Laura disse...

Enquanto as águas vão e águas vEem, mais os recibos, vais pagando e sempre nos cobraram demais por tudo, eu sinto-me roubada é na luz, todos os dois meses, e claro, deixarm de mandar o recibo de m~es a mês para pouparem eles, e eu como povo não quero nem queria porque me custa desembolsar 233, eur e memsos endo metade e pagando a cada mês, mas..p que os pariu, roubam a bem roubar e dizem sempre que não..Arre, a água e a luz deviam ser grátis porque é um bem necessário e mais nada... Mas daqui até lá, muita água vai correr e contas erradas também, e muitos nem lêem o que para lá vai e acabam por pagar sem fazer barulho sequer...
Bem vinda ó nina querida, que sentimos todos a tua falta estes dias.

2/6/07 5:18 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Não é pelo prazer de contrariar, mas deixo uma pergunta para reflectir:
Será que o funcionário teria mesmo condições para resolver o erro de leitura do seu colega? E erros toda a gente comete!

ahlka, não gosto simplesmente, de cuspir para o ar, é muito perigoso... ;)
Não me sinto com idoneidade para condenar seja quem for por estar dependente da ainda muita burocracia existente, sistemas informáticos alguns desactualizados, e procedimentos de serviço interno que servem de auto-reguladores, numa segunda instância prejudicarão o utente. Azar, o teu, é a ‘viding’!

:)

aquela beijoca de sempre ;)

3/6/07 1:57 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurita, no mês anterior, noutra casa e noutro município foi um engano de 50€. No ano seguinte foi um engano de 280€ num contador de gás.
Ma recuando mais uns anitos, foram 370 contos, dum ramal de esgoto cobrado a duplicar...Com uma pontaria destas, devia jogar no totoloto! :))

Jotinha, isso é plágio. HAHAHAHA..Sua víbora!
A frio é que sabem bem, né? ;)
Para enriquecer os teus conhecimentos na arte de fazer beber aos outros o seu próprio veneno, vou contar-te um pequeno episódio.
Um dia deste, a senhora A apareceu-me com o documento B emitido pela profissional C. O documento B estava mal processado, sugeri à senhora A (para não ficar prejudicada) que pedisse rectificação junto da profissional C. Esta recusou-se a fazê-lo alegando que eu estava desactualizada, veneno que eu tratei de lhe devolver.
Não contactei a profissional C, liguei para o organismo que tutela o seu serviço expûs os factos, pedindo desculpa pelo incómodo, referi que teria todo o gosto em fazê-lo pessoalmente, mas como ‘desactualizada que era' não teria credibilidade junto da profissional C, por isso agradecia que transmitissem o meu pedido de actualização à dita profissional.
E assim, correram circulares de secretária em secretária a pedir actualização da ‘venenosa actualizada’.

Gosto de virar o bico ao prego,mas confesso que tiveste uma boa saída! :)))

3/6/07 5:17 da tarde  
Blogger Laura disse...

Não senhora, dando pelo erro é calcorrear caminhos, subir e descer e falar com quem se deve para não nos fazerem de tansos, e or esto é treta e toca a devolver o que nos devem...


Jotinha..não é pelo prazer de contrariar? ai o menino morda a lingua, ai que a titi ainda tem o chinelo, olhe que a vizinha Alkinha dá-nos Alka seltzer para as dores de estomago e o menino é mal agradecido e ainda diz que é a viding? ai que sobrinho, péra pla tia...

3/6/07 7:33 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Admiro-te e orgulho-me de ti por seres como és! Não mudes, nunca! Sei que és tolerante e humana q.b mas há limites e conhecendo o teu sentido de rigor, até acho que tiveste demasiada paciência, sabes? Xiççça, conseguiste aguentar 9 meses? eheheh

Nas 2 situações que agora referiste e noutras que já tens contado, estiveste sempre bem, calhar até pecaste por agires tarde.
Da maneira que todos esses serviços funcionam, alguém em de assumir a responsabilidade e do meu ponto de vista, ainda ficaste prejudicada pelo desgas, para não falar nos juros que sem dúvida a empresa te cobraria se fosse o contrário.

Eu própria de vez em qdo e ndependente das importâncias em causa, exigo os meus direitos. Já me aconteceu isso 2 ou 3 vezes com a companhia de electricidade mas justiça seja feita, a situação tem sido regularizada de imediado e algumas vezes sem a minha intervenção.
Já reclamei a devolução da importância respeitante a uma interrupção/avaria do serviço da TVCabo. Nem uma única vez deixei de ser atendida, mas é óbvio que se não reclamar, as situações não são corrigidas e não acredito que não sejam detectadas pelos serviços.
Neste momento, por exemplo, podia reclamar junto da ADSL sapo da devolução da importância correspondente a 15 dias que estive privada da net e tenho a certeza que seria bem sucedida, só não o faço por comodismo e lamento que seja preciso ser o cliente a faze-lo sempre!

4/6/07 8:34 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

O nino Jotabê é um diabinho, hen?
Vejam só como até interrompeu a bricolage para vir "espetar o ferrão" eheheh

Qto a mim, Jotinha, embora me tenhas feito rir ao "aliviares o sapato desse calhau", podias ter aguardado por ocasião apropriada, pois parece-me que são situações algo diferentes. Se bem que ias esperar mto pq não é hábito da nina Ahlka criticar pelo prazer gratuito.
Mas, como ela própria disse ... estiveste bem eheheheh
Seu escorpião marafadooooooo (comá mim ahahahahah)

4/6/07 8:46 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Esta net anda muito comilona! no comentário anterior quis dizer que não te pagaram o "desgaste"
Mas no fim sentiste-te paga não é??? Conheço essa sensação eheheh

4/6/07 8:50 da manhã  
Blogger Vitor Lopes disse...

Uma mulher de armas, mas mesmo assim levou muito tempo a reagir como mereciam.

4/6/07 10:25 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Em Portugal não tem orgãos de defesa do consumidor?
Aqui no Brasil você vai no Procom e logo arrumam uma audiência com a empresa, se não der certo o Procon processa a empresa infratora.

4/6/07 11:36 da manhã  
Blogger Laura disse...

Alves, aqui tmeos a Deco, temos de ser socios, claro.. mas a Alka arrumou o assunto ela própria e não precisou de ir a quem trata, ela deve ser uma muié de tomates mesmo, pois acho que trata de tudo, ora biste? (viste)...

4/6/07 4:32 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Pascoalita, O Jotinha só está a abanar a capa vermelha para ver se eu, como bom exemplar de touro que sou, resisto a marrar :)

Albertokorda, não cresci a jogar PS, sou de reflexos lentos.
Prazer em Vê-lo por aqui :)

Laurita, tomates? não 'brigada! Deixo para quem de direito. E a propósito disso, acho que inspirada em ti e na Adry, vou colocar um post a esse respeito ;)

4/6/07 10:33 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

IS Alves, a Laurinha já respondeu, mas posso acrescentar que recorrer a terceiros é sempre factor de stress.
Eu sou preguiçosa até para isso, só o facto de ter hora marcada se torna uma obrigação.
Tento resolver tudo sem sair de casa e quando me pedem uma exposição por escrito, respondo que quando me der ao trabalho de passar a queixa para o papel vai direitinha para outro organismo.
Acredita que é o que melhor funciona. Já consegui coisas inacreditáveis com essa técnica...

4/6/07 10:39 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Laura disse ...
"... ela deve ser uma muié de tomates mesmo, pois acho que trata de tudo ..."
Caramba! Fico fula sempre que ouço isto! Mas será que vou levar o resto da vida a ouvir essa expressão? E logo vinda de outra mulher!
Será que não vêem que assim estão a elogiar os homens?
Sempre que a mulher assume um papel activo se evidencia de alguma forma, é pq tem um par de tomates? Eu bato-te, mana laurita ahahahah

Pronto! já espalhei as brasas todas no cantinho da Ahlka. Sorry

4/6/07 11:16 da tarde  
Blogger Laura disse...

Olha que bom! preciso de uma boa tomatada para dar energias ehhhhhhhhhhhh, espéra ai mana que daqui a nada começam a passar as camionetas cheias de tomates maduros pa fazer tomatada e abancamos as duas lá pa cima e podemos desafiar as ninas a entrar e o que prá li vai de tomatada. manas, sempre (ouvi) dizer que quando uma mulher é enérgica, valente, destemida, decidida, que é uma mulher de tomates, juro que abomino a expressão repolho! Acho feioso de morrer, tomate é mais saboroso em saladas molhos e tudo e não associo aos homens, associo mesmo aos nossos tomates da horta e prontos... Beijinhos e sai tomatada prá geral das ninas? e já agora jotinha alves, gilinho e carlos e ninos lindos marius josués, não querem entrar na contenda, não vale pegar na gente, só nos tomates, dos da camioneta, ai ai ai....

5/6/07 7:58 da manhã  
Blogger Laura disse...

Alkinha post novo pa falarmos mais coisas engraçadas que eu ando de rastos pelo chão tal o meu animo e vir aqui motiva-me...

5/6/07 7:59 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Se a Adri não quer ser chamada de mulher de tomates quer que se diga o que?
"Lá vai a mulher com altas doses de Testosterona!"
Acho que a frase do tomate é menos esquisita.

5/6/07 11:43 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Alves,
Já há tempos falámos sobre isso por aqui ... podíamos até tb associar a mulher a um legume adequado (alguém então sugeriu um repolho eheheh) ou uma fruta (um figo(a) escolheria eu eheheheh)
e vai daí, a frase da laurinha seria ...

"mas a Alka arrumou o assunto ela própria e não precisou de ir a quem trata, ela deve ser uma muié de REPOLHO mesmo ..."
ou então assim ...

"mas a Alka arrumou o assunto ela própria e não precisou de ir a quem trata, ela deve ser uma muié de FIGO mesmo"
Ná, não ficaria melhor, reconheço eheheh
Esta coisa da hortaliça ter quase toda nome masculino, não ajuda nada.
O termo mais adequado inda seria "couve" ... "couve tronchuda" é que ficava bem ahahahahah

"A Adry é uma mulher de "couve tronchuda no sítio!" assim tá bem!!! inspiraria mto respeito

6/6/07 10:23 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Então e não podia ser um fruto vermelho? ficaria em pé de igualdade com o "par de tomates". Penso eu de que ...
Eu sugeria que se passasse a dizer "esta mulher é cá das minhas! Tem a ROMÃ no sítio"

Pronto ... era só uma ideia

6/6/07 10:27 da tarde  

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