terça-feira, junho 05, 2007

Dono de casa

Na sequência de temas abertos noutros blogs, lembrei-me deste texto que fui encontrar guardado algures no sotão do meu pc:

Porque se queixarão as mulheres das lides domésticas se basta um pouco de organização?

Segunda-feira
Sózinho em casa. A minha mulher foi passar a semana fora. Ora aí está uma excelente mudança. Vou passar uma semana inesquecível, só eu.

Delineei um programa e organizei o meu horário. Sei exactamente a que horas me levantar, quanto tempo demoro na casa de banho e a preparar o pequeno-almoço.

Acrescentei o número de horas de que preciso para lavar a loiça, fazer limpezas, ir às compras e cozinhar. Fiquei agradavelmente surpreendido com o muito tempo livre que ainda terei.
Não percebo porque é que as mulheres se queixam da lida da casa se tudo isso exige tão pouco tempo. O segredo está numa boa organização.

Comi um bife ao jantar. Vesti-me a rigor, acendi uma vela e pus rosas numa jarra para criar uma atmosfera aprazível. Bebi vinho e fumei um charuto.

Há muito que não me sentia tão bem.

Terça-feira
Tenho de dar uma olhadela ao meu horário. Uns pequenos acertos.

Ao pequeno-almoço, verifiquei que o sumo de laranja natural tem um inconveniente. É preciso lavar sempre o espremedor.
Alteração possível: - fazer sumo para dias. Assim só tenho metade do trabalho.

Descoberta: posso aquecer salsichas dentro da sopa. Menos uma panela para lavar.

É claro que não pretendo aspirar todos os dia, como a minha mulher queria.
De dois em dois dias é mais que suficiente. O segredo está em andar de chinelos e limpar os pés no tapete da entrada. Quanto ao resto sinto-me optimamente.

Quarta-feira
Tenho a impressão de que afinal a lida doméstica leva mais tempo do que pensava. Preciso de repensar a minha estratégia.

Primeiro passo: comprei um saco de comida rápida. Não tenho de perder mais tempo com cozinhados. É um disparate perder mais tempo com a comida do que comê-la

A cama é outro problema. Primeiro é preciso sair de dentro do edredão, a seguir arejá-lo e por fim fazer a cama. Que complicação! Acho que não vale a pena fazê-la todos os dias, sobretudo porque nessa mesma noite voltarei a deitar-me. Parece-me inútil.

Deixei de fazer refeições complicadas. Comprei algumas pré-cozinhadas.

Quinta-feira
Acabou-se o sumo de laranja! Como é que um fruto aparentemente tão inocente causa tamanha confusão? É inacreditável! Vou passar a comprar sumo engarrafado pronto a beber.

Descoberta: consegui sair da cama quase sem a desfazer. Basta-me depois alisar ligeiramente a roupa. Claro que é preciso uma certa prática, e não me posso mexer muito durante o sono. Doem-me um bocado as costas, mas nada que um bom duche quente não possa resolver.

Deixei de fazer a barba todos os dias. É uma perda de tempo. Assim, também, ganho uns minutos preciosos que a minha mulher, como não tem de fazer a barba nunca perde.

Descoberta: não vale a pena usar um prato lavado de cada vez que como.
Lavar a loiça tantas vezes começa a dar-me cabo dos nervos.
Nota: cheguei à conclusão de que basta aspirar no máximo uma vez por semana.

Salsichas ao almoço e ao jantar.

Sexta-feira
Adeus sumos de fruta! As laranjas são muito pesadas.

Descobri o seguinte: as salsichas sabem bem de manhã. Ao almoço nem por isso. Ao jantar, nem vê-las. Salsichas mais de dois dias seguidos enjoam.

Descobri que posso comer a sopa directamente da panela.
Sabe ao mesmo.. nem tigela nem concha. Assim já não me sinto tanto como uma máquina de lavar a louça.

Já não lavo o chão da cozinha. Irritava-me tanto como fazer a cama.

Nota: acabaram-se as latas. O abre latas fica todo pegajoso!

Sábado
Que ideia é esta de me despir à noite se tenho de voltar a despir-me de manhã? Aproveito mas é o tempo para ficar mais um bocadinho na cama. E também não preciso de colcha, por isso a cama está sempre feita.

Estou a ficar cansado de ser criado de mim mesmo!
Que estranho. De repente, dei-me conta de que é o que a minha mulher me diz às vezes...

Hoje é dia de fazer a barba, mas não me apetece nada. Tenho os nervos em franja. Ao pequeno almoço, só as coisas que não seja preciso desembrulhar, abrir, cortar polvilhar, cozinhar sem misturar. Tudo coisas que incomodem.

Plano: comer directamente do saco em cima do fogão. Nem pratos, nem talheres nem toalha, nem nenhum disparate desses.

Tenho as gengivas um bocado inflamadas. Deve ser a falta de fruta, que é muito pesada para carregar. - se calhar, estou com princípio de escorbuto.

A minha mulher telefonou à tarde a saber se tinha lavado as janelas e posto a roupa a lavar. Desatei a rir meio histérico. Disse-lhe que não tinha tempo para essas coisas.

Há um problema com a banheira. Está entupida com esparguete. Também não estou para me chatear. Não me incomoda muito porque deixei de tomar duche.

Nota: Como directamente do frigorífico. Tem é de ser depressa. Não convém deixar a porta aberta muito tempo.

Domingo
Estou sentado na cama a ver televisão. Vejo pessoas a comer todo o tipo de iguarias. Salivo. estou fraco e rabugento.

Esta manhã comi do pacote de cereais. Não gostei muito.. Precisava de me lavar, barbear, pentear, fazer comida, limpar a casa ir às compras e uma série de outras coisas, mas não arranjo forças. Sinto que estou a perder o equilíbrio e que a vista me está a faltar.

Num último reflexo de sobrevivência arrastei-me até a um restaurante.
Durante uma hora, comi toda a espécie de pratos óptimos. Em seguida, fui para um hotel. O quarto é limpo, arrumado e confortável. Descobri a solução ideal para o governo da casa.
Não sei se a minha mulher já se terá lembrado disso.

(adaptação do texto "Diário de um dono de casa" - autor desconhecido

34 Comentários:

Blogger Cusca Endiabrada disse...

hummm
Omo cusca que sou, tenho observado tudo o que se passa aqui e ali...
Mas escapou-me o protagonista dessa saga, mas pode ter sido qq um destes ninos que por aqui passam
:)

5/6/07 2:16 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Puxa! Um retrato mto bem tirado da maioria dos homens que conheço.

Mesmo assim, inda são capazes de dizer que as tarefas caseiras são cpis simples
:)

5/6/07 7:15 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Voltei a passar e voltei a gargalhar ihihihihih
Que seria dos homens sem as ninas
pobres coitados.

A culkpa é nossa, concordo, mas isso são outros 500 eheheh

5/6/07 10:24 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ora nem mais! pois é, mulheres ao Hotel, todas e em força e os homis ficam em casa a tratar de resolver a situação...

5/6/07 10:31 da tarde  
Blogger Laura disse...

essa cusquinha pavoneante, ehhh eu conheço o gêto dela...anda bamboleia...

5/6/07 10:32 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Cusquinha..?...És pouco produtiva és! :))
Tens razão, parte da culpa é da mulher por ter a mania que só ela sabe fazer bem certas coisas...
Posso opinar? O teu perfil mais giro é o do boneco todo ritmado, até contagia :)

Laurita, qualquê!? Eles que vão pró hotel, eu cá gosto de ter as minhas coisinhas por perto ;)

5/6/07 10:50 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

De facto as mulheres são tão complicadas!

-Tenho cá em casa um serviço de chá ali arrumado na prateleira que, nunca foi utilizado.
-O mesmo acontece com um faqueiro comprado em Espanha.
-Há uma toalha de mesa que foi utilizada uma vez, por altura do 1º aniversário do meu filho.
-Há igualmente um serviço de copos que também nunca foi utilizado,
-O par de sapatos que a madame utilizou no casamento, nunca mais foram utilizados.
-Um electrodoméstico - máquina multiusos picadora/espremedor de sumos/corta legumes, que também não serve para nada.
-Uma máquina de fazer café, tendo-se desistido logo na primeira tentativa de utilização. Passou-se a ir ao café na pastelaria da esquina. É mais saboroso!
mais...Uma fritadeira eléctrica de 5 l. que passou de moda, tendo-se voltado à primitiva frigideira manual.
etc!...etc!...etc!

É injusto o que andam a dizer do género masculino!!

D.Carlos II, farto de ser homem. Mas,não tencionando mudar de sexo. Pelo menos, para já.

5/6/07 11:26 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ai o safadinho que diz que a muié tem de tudo lá em casa! Por siso quem vai para o hotel daqui a uns anitos? adivinhei... e mais nem digo ehhhhhh..

Akinha pois, o mê um dia destes chamei-lhe velho xêrêta e já nem interessa porquê, e diz ele aborrecido, um dia destes mando-te..nem sei para onde porque quando a treta não me interessa fecho os olhos que são meus ouvidos, claro que olho pó lado... e disse muito depressa, mandas para onde? essa é que era boa, já tems a mala à mão, é so pores os teus haveres e andor, eu adoro esta casinha e é aqui que qero ficar ehhhh olhá gora ehhhhh, e é mesmo, sou senhora das minhas coisas e loisas e adoro privacidade, e prontos...Hotel com eles, eu no comen anterior referia-me a hotel para nós com todas as regalias já que assim nem teriamos de fazer nada para eles...
Tivesse eu eurinhos à discrição e veriamos onde eu estava e ele também ehhhhhhh...

6/6/07 7:28 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

hummm a nina Ahlka gostou da diabinha? Eu tb, sabe? Ajuda a manter a linha e sempre ouvi dizer que a dança faz bem à alma!
Mas um certo nino que anda ocupado com tijolos, cimento, rebarbadoras, etc. falou-me em massagem e eu lembrei-me desta nova técnica que tá a ter quase tantro sucesso como a dança da diabinha

6/6/07 7:57 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

O D. Carlos abriu o reportório e botou aí faladura à maneira, mas msm assim atrevo-me a dizer que tens sorte por os visitantes masculinos inda não terem passado por cá.
Cá pra mim, não perdes pla demora eheheh

6/6/07 7:59 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Bom diaaaa por aqui :)

Quem se teria atrevido a bisbilhotar esse o diário???
Eles pensam que a nossa vidinha é um mar de rosas. Podia ser sim, se não fôssemos tão perfeccionistas, mas isso é algo que só as ninas podem dizer.
Ai deles que o repitam ahahahah

6/6/07 9:23 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

CarlosII, permites-me uma correcção? Não é complicadas, é complexas! :p
Enquanto a vossa palete se limita ao preto e ao branco, a da mulher tem milhentas nuances de cinzas. Somos umas incompreendidas, porque jamais o homem conseguirá ver o cinzento.
Eu não digo mal do género masculino, só aconselho visita ao 'oftalmologista'.

Cusquinha, Ó se faz! Bem melhor do que massagens para libertar o stress, essencialmente se forem bem ritmadas. Pede lá ao 'menino dos tijlos' que me permita discordar da teoria das massagens :)

Adrianna, nós é que fazemos a nossa vida.
No meu caso, como fui o 'menino' que o meu pai sonhou ter e não teve, aproveitei as melhores características do género masculino às quais somei as melhores do género feminino para dar um ser perfeito, nem mais! ;))

6/6/07 1:01 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Podes considerar-te sortuda!
Eu trepava às árvores em miúda e comecei a usar calças mto antes de ser moda na aldeia e chamavam-me "maria rapaz" por isso, mas foram as únicas benesses, se assim lhes posso chamar.
Durante anos tentei corrigir, ou melhor, vergar o homem que me calhou na rifa (por acaso até me deu algum trabalho a encontrá-lo eheheh) e como não tive sucesso, e pq sempre ouvi dizer que "é de pequenino que se torce o pepino", tentei incutir desde cedo alguns hábitos na geração (2 monstrinhos, agora grandes) mas nada feito!!! Aos vícios que já traziam nos genes, juntou-se o que foram observando no progenitor e ... a coisa tá preta, muito preta!!!
Um dia inda mostro aqui alguns dos resultados disso eheheheh

6/6/07 3:04 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Bem, é num quadro mto semelhante a esse que o autor do diário descreve, que habita o meu filhote mais velho, com a agravante de nem o reconhecer eheheheh
Só não é tão mau assim, pq ainda tem umas pequninas ajudas de qdo em vez.
Ah! Mas pior de tudo é que qdo a trampa chegar ao tecto, não poderá solucionar o caso como aqui se refere eheheh
Ai estes ninos, tão dependentinhos das mulheres e tão convencidos de que são autónomos ahahahah
Cada vez mais me orgulho de ser mulher (hummm isto não quer dizer que altere aquela minha afirmação de que da próxima vez quero ser macho eheheh)

6/6/07 3:17 da tarde  
Blogger L.S. Alves disse...

Isso parece a descrição da minha casa quando fico sozinho.

6/6/07 3:53 da tarde  
Blogger Laura disse...

Benvinda ó nina pascoalita, pensei que tiraste férias e nem disseste nada pá gente!
O teu rapaz ehhh esse a mãe faz comidinha boa para ele levar, tadinho, eu fazia a mesma claro, ós pois vai lá limpar a casa para eles tarem bem, e ainda tem lá um amigo que ajuda a sujar, decerto a mãe dele nunca passou lá para se oferecer para limpar o que o pimpolho dela faz! Eu já sei como é o negócio dele, finório é que ele é...
Mas acreditem, ELES NÃO QUEREM FAZER A PONTA DE UM CORNO, PORQUE NÃO QUEREM E ACABOU-SE... P que P esta coisa toda que me trás pelos cabelos!

6/6/07 3:56 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Evidentemente que eu estava a brincar.
Eu gosto muito de mulheres e das mulheres. O que não é a mesma coisa.
Mas por favor embora eu as ache maravilhosas, não se queixem. E, sabem, porquê? Porque são as meninas as principais culpadas dessas características que dizem os homens possuirem.
Beijs

6/6/07 8:46 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

O que me faz raiva, Carlitos dos "ii" é que tás coberto de razão.
Eu admito-o, pronto!

6/6/07 10:10 da tarde  
Blogger Laura disse...

Qual cobertos de razão? Caraças, as mães deles é que são as culpadas e as avós mailas bisavós e vós todas, porque deixais os vossos machos pequenos não fazerem nada de nada e na pode ser...os meus faziam tudo, até que se lembraram de que já são HOMENS, arre e quem lhes diz que nem são? Arre, eu mato-os daqui a pouco tempo quando vejo os quartos as roupas dá-me uns fanicos, olá se dá......

6/6/07 10:30 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Não querendo cuscar, já cuscando ...

Nós todas juntas (as mães, as manas, as companheiras) é que estragamos os miúdos com mimos.
É o que eu sempre digo (mas não faço ehehhe) o velho instinto maternar eheheh

6/6/07 10:31 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

obrigado pela visita e comentário, no preciso momento que estava a colocar outro post, rsrsrrs

6/6/07 10:37 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Isto só pode ser ficção, nenhum homem é assim tão derrotista com o meio que o rodeia, apesar de ser um domínio tradicionalmente ocupado pelas mulheres.

Quanto às cores e á palete, a vossa pode até ser numerosa mas o certo é que a natureza dotou-nos a nós homens de uma ferramenta particular, genuína e de marca registada para podermos fazer face a essas milhentas nuances: O PINCEL

e olha que não precisamos de oftalmologista, mesmo no escuro trabalhamos bastante bem com ele.

:)

6/6/07 11:01 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Ai, valha-me a Nossa Senhora dos Aflitos!
Ahlkinha, tu queres ver que o Jotinha apanhou o vício das obras? Agora deu-lhe para passar às pinturas eheheh
A culpa é tua ... falaste ens tons cinzentos, aposto que o rapaz vai usar o pincel para colorir tudo lá em casa eheheheh

6/6/07 11:13 da tarde  
Blogger Laura disse...

Olha pó dotado que diz trabalharem todos bem com o pincel deles às escuras! Num sabia dessa, mas é mais uma para aprender, não querem lá ver o homem convencido. menino há pinceis e pinceis e cada qual escolhe a sua cor, e nós realmente, nem sabemos os pinceis que escolhemos, realmente, deviamos pedir uma pintura de noite a ver se fica bem de dia!...

7/6/07 7:21 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Essas pinturas nocturnas devem ficar um lindo trabalho! devem devem ... calhar ninguém visturia, não são credenciadas. Quem as garante?
Eu cá uso tudo às claras, incluindo o pincel eheh

7/6/07 12:26 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Ei-lá estou a ver que ontem andaram todos na night! ;)

Pelo que leio, só o I S Alves não tem um espelho igual ao do post da Laurinha, isso deve-se explicar pelo facto de não ser latino, porque se fosse , achava que conseguia arrumar a casa com uma pincelada (esta foi pró vizinho) :p

Ó Zézinho, brilhante associação, só que foi um tiro no pé, porque é precisamente nesse ponto que reside o problema…. Ora pensa lá bem, keu sei que consegues ;)

Mas como sou boa pessoa, desculpem-me meninas, vou dar de bandeja o melhor argumento que comprova a teoria do CarlosII :
Como é sabido, não passamos de mutantes de alfaces, logo é tudo genético e não necessariamente ligado ao sexo.
A minha filha é bem pior que o meu filho, por vezes nem se chega a perceber muito bem onde fica a cama.
E lembro-me que durante os meus tempos de estudante, quando partilhava um apartamento com a minha irmã, ser um trauma ouvir o toque da campainha, pq simplesmente a casa nunca estava minimamente apresentável (tipo a do teu filhote, Pascoalita )

Está um dia lindo para arejar…..Ou fazer um churrasco á sombra duma tília : )

7/6/07 1:12 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

eheheheh
Estive debruçada a tentar decifrar a menina da tília que às vezes é um nikinho enigmática, mas ... cheguei lá (ou não fosse eu diabita eheheh) e claro que o zezinho tb chegará ahahah
Quem vai arejar não tarda, sou eu ... depois duns passitos de dança aqui no salão, segue-se uma banhoca e lá vou eu eheh

7/6/07 1:38 da tarde  
Blogger Laura disse...

Bem, eu entendo e nem entendo, não dizem sempre que os homens de tão pragmáticos que são, falam falam e nunca os entendemos e eles pensam que somos tótós, pelo menos o meu deve pensar que sou ehhhhh, mas nem lhe dou confiança para isso...
Digo e repito se é que me vou fazer entender..bem, vou postar como eu gostaria que fosse o mundo dos homens e das mulheres! inté...

7/6/07 5:04 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Xiiii a laurita vai-nos dizer como seria o seu mundo ideal! caramba, curiosa como sou, vou já lá cuscar eheheh

7/6/07 5:26 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Sei o que pretendes Laurinha.
Querias que o homem tivesse a nossa sensibilidade.
Seria esse o mundo ideal, infelizmente não é solução, porque simplesmente não faz 'clic' perante o que é excessivamente parecido connosco.. :(
Mas não desistas da tua felicidade :)

Diabinha, amanhã nem te mexes! :P

7/6/07 6:18 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Fui tropa, nunca me atrapalhei em cozer um botão, fiz muitas vezes comida, ainda hoje ajudo na lida de casa e deixo sempre a minha cama feita. :)

Faço uns bons petiscos, então uns caracóis feitos por mim nem se fala.

Desfaço a barba, deixo sempre a tampa para baixo, ajeito as toalhas no toalhete, mudo o papel higiénico.

Arrumo as compras no carro, carrego-as que nem um camelo (moro do lado de cá da ponte mas não deixo de ser um camelo) para o 3º andar sem elevador.

Dispo-me ao deitar, agora já não fico nu não vá o diabo tecê-las e rolar por alguma encosta abaixo e depois é que são elas... todas atrás de mim :))).

A roupa fica arrumadinha, "caso" as peúgas e só não lavo a roupa à mão porque comprei uma máquina de lavar à mulher. :))))

Não passo a roupa a ferro porque fracturei a clavícula nos Comandos. :))

Isto tudo de 2ª a 2ª com ligeiros intervalos.

Como vêem, esse texto nota-se logo que quem o escreveu foi uma mulher. :)))

8/6/07 6:28 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Boa semana, lindinha(o)s
:)

10/6/07 12:23 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

o Marius quase quase me convenceu eheheh
Que nino prendado eheheh

10/6/07 12:25 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Marius, estava quase a convidar-te para vir cá passar umas férias, para pôr ordem nesta casa! ;))

Mas vou fazer umas correcções:
-Uma mulhar não cozinha muitas vezes, mas sim quase SEMPRE.
-Uma mulher não compra uma máquina pró seu Manel.
-Uma mulher nem repara que deixou a tampa da sanita fechada.
........
Aí há mão de homem :P

11/6/07 10:30 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial