domingo, agosto 24, 2008

O Parecer II

Para não me acusarem de parcialidade, aqui vai um bocadinho de veneno para os 'não chineses' : a France-Press e a Agência Reuter ( que já nem sei muito bem se é maioritariamente europeia ou americana).

Deixo ficar 3 links onde se analisam as 'situações' que nos são dadas a conhecer pela da difusão, falsificação ou pelo forjar de 'realidades' através de fotos manipuladas.

http://blog.onlinenaweb.com/?p=58

http://xicoriasexicoracoes.wordpress.com/2008/08/20/enganando-o-mundo-com-fotografias/

http://www.popgive.com/2008/08/strange-things-at-reuters-photos-from.html

Acho que depois disto tudo, vou adoptar a máxima de S. Tomás (acho que era dele):

Só acredito naquilo que os meus próprios olhos vêem!

39 Comentários:

Blogger L.S. Alves disse...

Se continuar do jeito que as coisas vão daqui a pouco terei dúvidas até sobre o que estou vendo.
Esse tipo de manipulação também já chegou às revistas e jornais do Brasil. Pelo visto ninguém quer ficar feio na foto.
Um abraço moça.

25/8/08 11:53 da manhã  
Blogger Carlos II disse...

Minha querida;

Eu já tinha escrito no meu blog, mas numa maneira irónica, um post onde dizia que, quem produz hoje a realidade é a imprensa. Só é acontecimento aquilo que é visto. Logo, meio caminho andado para a manipulação de imagens, de reportagens e de acontecimentos.

Amanhã será Inverno, se a imprensa quiser.

O comentário de seu Alves, é interessante - "ninguém quer ficar feio na foto", pois não. Porque a disputa desenfreada pela notícia, assim o exige.

25/8/08 3:33 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

I.S.Alves, vai muito longe esse teu receio, mas fazermos parte duma realidade virtual, já foi imaginado no filme 'Matrix', que ainda hoje me deixa algo confusa.

Carlos ii, 'tão? intervalo nas férias? :)
Tudo o que é visível, passa a 'Ser'.
O anónimo não existe. É triste mas é assim.
Mas essa tua frase é desconcertante...O poder da imprensa, de facto, impressiona, mas dito dessa forma até assusta.
Tenho receio do seu poder e do seu uso indevido.

25/8/08 9:47 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Ãhlka,

Não estou de férias há um mês e tu ainda não notaste. Em Peniche não tenho net. Era o que faltava!

25/8/08 10:04 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Eu há muito que sou céptica e "peneiro" tudo o que leio ou ouço... ver para crer, como dizia S. Tomé (não era o nome do tipo? mas também gosto mais de Tomás ahahahah)

Mas é claro que por muito que se tente, ninguém fica indiferente a imagens fortes e bem sabemos que a tragédia é para alguns uma grande fonte de rendimento.

26/8/08 9:35 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

xiiiiiii
mintirosa sou eu e nã minto tanto!!!

Vão lá fazer dinheiro com a desgraça alheia prá casa do ... catano! (xiii ia dizer do diabo)

Sorry, menina do blog, mas não me contive.

26/8/08 5:12 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ná, ná, a gente acredita em tudo o que nos dizem e dão, olha pra nós à espera de acreditar nas palavras do sócrates e..onde tãoa s promessas feitas? ah, a gente acredita e continua esperando que ele as cumpra!...

27/8/08 4:25 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Helloooooooo

Acabei de "empinar" um refresco, uma mistura meio explosiva com o que tinha à mão, e lembrei-me de ti ahahah

Bom fim de semana :))

30/8/08 3:58 da tarde  
Blogger Betynha disse...

Olá :)

Não tenho passado por cá e vejo que a menina anda meio fugidita. Espero que seja por bons motivos.

Bjinho

Betynha

30/8/08 5:04 da tarde  
Blogger Laura disse...

Tamém digo, ahhh andas meia desaparecida, pudera com tanta asneira na imprensa e em todo o lado já nems abemos onde andamos e onde vivemos...
Vou fazer como a pascoalita, emborcar um copito de algo que ajude a esquecer tanta miséria... Ji...

31/8/08 11:32 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

como é que se chama o santo da espera?

Nunca mais é sábado!!!

Já me doem as pernas ... vou esperar deitada que já tou fartinha de tar em pé e sentada doi-me o sim senhor ihihihih

31/8/08 4:08 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Boa noiteeeee

menina, que susto agora apanhei! Fiz 2 tentativas falhadas para aqui entrar ... a informação era "o servidor não encontra o endereço "coisasentreoutras2"

xiççça! Pensei que te tinhas mudado e não tinhas deixado a nova morada à gente ahahahahah

Boa semana

jinhos

31/8/08 10:47 da tarde  
Blogger Laura disse...

nina, agosto se foi Setembro tá ai, já acabaram as férias de todos? tão? bora pra cá rir e pensar...tenho lá um cadeirão de verga pa sentares a relaxar..jinhos.

4/9/08 11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Boa noite...
Desde a semana passada que não tenho acesso aos meus blogues que passei para a Simplesnet... Como já estava a ficar aborrecida mudei-me para a ...

blogspot :)

http://delta-rascunhos.blogspot.com/

Beijinho e tudo de bom

4/9/08 10:30 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Excelente fim de semana :)

Quando tá assim com "morrinha" apetece fazer uma "perninha" ihihih

jinhos

5/9/08 7:02 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Cu-cu :))

10/9/08 8:30 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Por estranho que pareça, só a nossa voz é sempre a nossa voz, em discurso directo, ao telefone, gravada, etc....mantém uma identidade própria. Todas as outras formas de representação da realidade através de dispositivos, e não será necessário ir para dispositivos muito sofisticados, basta uma descrição de um acidente por várias testemunhas, onde há uma diversidade de modos como se viu.
A manipulação de imagens não é informação, é embuste. Sempre aconteceu ao longo da História da Humanidade, agora como é mais "fácil", até é natural que se use mais, mas não acredito que nenhum reporter fotográfico, digno de uma ética sadia e com valores profissionais o faça. Quem o faz é gente com outras intenções.
Manipulação de imagens sempre houve, antes da era digital era mais difícil, o trabalho era muito mais penoso, mas também se fazia. Há fotos famosas na História da Fotografia que foram manipuladas e até há fotógrafos famosos, hoje, que pagam aos figurantes para fazerem as suas "reportagens", que depois vendem em livros que a todos nos sesibilizam, há um muito recente.....
Estou como dizia o Sérgio Godinho "....cuidado minha gente, cuidado justamente com as imitações...."

11/9/08 1:19 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Hello! Venho desejar bom fim de semana e dizer que agora que voltei às aulas vou aparecer com menos frequência, mas amo a todos e se pensam que se verão livres de mim, estão bem enganados ... mesmo longe, estou sempre alerta, cuscando e pronta para fazer diabruras eheheh

Bjitos

12/9/08 3:18 da tarde  
Blogger Laura disse...

ó nininha atão? andas tão longe tão longe que te esqueço..bora pra cá rir ca gente..ji de mim..

16/9/08 7:07 da tarde  
Blogger Laura disse...

Vi-te, encontrei-te já fazes parte de mim e assim; por mais que queiras, eu não desgrudarei de ti...
Adoro-te nina Alkinha amenina que pus a tocar piano num Bar, mas que saudades...laura..

18/9/08 7:31 da tarde  
Blogger o que me vier à real gana disse...

Tomás ou tomé?

Retome o blog, minha senhora!

19/9/08 2:20 da manhã  
Blogger Carlos II disse...

Para quando o Parecer III?

22/9/08 4:51 da tarde  
Blogger Laura disse...

frisando; e para quando o APARECER?...
Beijinho.

22/9/08 5:41 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Qdo resolver aparecer, o melhor é vir logo munida do II e do IV ahahah

26/9/08 7:45 da manhã  
Blogger Laura disse...

Acho que tenho d ete acusar de qualquer coisa para voltar às lides!...

29/9/08 7:15 da manhã  
Blogger Laura disse...

Oi, a minha obra de arte já lá está, não tem céu, pois nem eu o via lá no fundo do monte e perdida, não está como eu vi a paisagem, mas não soube fazer as quedas de agua baixinhas, assim..acho que está lindo na mesma...jinhos.

29/9/08 10:09 da tarde  
Blogger Laura disse...

Não acredito mesmo,
Agosto trabalhoso já se foi
Setembro passou
e saudade não deixou
e Outubro?
menina vamos por aqui coisas ao rubro?...

Beijinho da laura que tem saudade dos xistes da nina alkinha e agora que temos por lá um xistosa é que era...

5/10/08 9:11 da manhã  
Blogger Laura disse...

??????????????????????????
_____________________________
_______________________________
dua spor uma linha. Onde andas fada desgovernada?

8/10/08 5:29 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Qual é a duvida, menina? Deu-lhe uma sulipampa, pronto!

8/10/08 9:32 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

'Sulipampa'.....deve ser isso que me deu... (?)

Como o tempo do 'Pai Natal' não vem longe, vou pedir-lhe 'TEMPO'....Se é que o remédio ainda vem a tempo de evitar estragos irreversíveis...

Bj a todos, vou estando por perto :)

9/11/08 5:57 da tarde  
Blogger Laura disse...

Euuuuuuuuuuuuuuuuu vinha verrrrrrrr se a nina tinha coisas nova spa mostrar mas pelos vistos continua cheia de afazeres..muito gostava de saber o que te faz perder tempo...que não podes vir aqui...Beijinhos e fica bem..laura.

11/11/08 4:13 da tarde  
Blogger Conversa Inútil de Roderick disse...

A minha avó materna também não acredita que o homem foi à Lua. Diz que foi tudo montagem e manipulação.

28/11/08 1:25 da tarde  
Blogger Laura disse...

Minha querida, esperei-te tanto tanto e, por mais que espere, nunca vou desistir de ti...o teu patrão lá no super deve ser um safado que nem digo mais nada, mas, muda de emprego ó pariga e pode ser que tenhas mais tempo livre!...
O Natal está aí e ficam desde já os meus desejos que que tudo seja lindo, cheio de alegria e paz no teu lar e dentro de ti também!...
Um abraço da laura..

22/12/08 7:38 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Boas Festas ó sarrabulhenta,

e vá lá algumas beijocas

:)

24/12/08 11:13 da manhã  
Blogger Laura disse...

Bem, aqui fica meu agradecimento de Boas Festas, espero que não me leias apenas em 2010, é que pelo andar da carruagem o post continuará por mais um ano, decerto..
Beijinhos e feliz 2009 para uma nina que mesmo ausente eu consigo fazê-la presente...laura.

25/12/08 7:51 da manhã  
Blogger Teté disse...

Bom, não cheguei a tempo de te desejar Bom Natal (espero que o tenha sido), mas fica o desejo de um ÓPTIMO 2009 para ti! :)))

Beijocas!

30/12/08 12:19 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Feliz Ano Novo! [(*)]

Amanhã, um Ano Novo vai chegar a esta estação.

Se não puderes ser o maquinista, desejo que sejas o seu mais divertido passageiro.

Procura um lugar junto à janela desfruta cada uma das paisagens que o tempo te oferecer, com o prazer de quem realiza a primeira viagem.

Não te assustes com os abismos, nem com as curvas que não te deixam ver os caminhos que estão por vir.

Aproveita a viagem da vida, observando cada arbusto, cada riacho, cada beira de estrada e a paisagem.

Desdobra o mapa e planeja roteiros.
Presta atenção em cada paragem e fica atento ao apito da partida.
E quando decidires descer na estação onde a esperança te acenou não hesites.
Desembarca nela os teus sonhos...

Desejo que a tua viagem pelos dias do próximo ano, seja de
PRIMEIRA CLASSE

Feliz Ano Novo!
Grilinha

31/12/08 4:08 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Upps! Renovo aqui os meus votos de um Ano Novo de 2009 cheio de sucessos e muitas outras coisinhas boas eheheh
Bem, acho que esgotei todas as vias de contacto eheheheh

Jinho grande e até pró anoooooooo

31/12/08 11:27 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Obrigado a todos espero que 2009 seja mais 'ligeiro' do que 2008 :)*

3/1/09 9:25 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial