terça-feira, fevereiro 05, 2008

As minhas mãos

As minhas mãos…

As minhas mãos estão sempre vazias
Não consigo mantê-las cheias
Ela, a felicidade, escorrega entre meus dedos
Como grãos de areia

As minhas mãos que ficam vazias
Quando das tuas se perdem.
As minhas mãos que ficavam tão felizes
Quando afagavam as tuas.

As minhas mãos são poemas de sol-posto
Querem amar as tuas sem as tocar,
E se puder afagar outros rostos
Quem sabe terei outras mãos para amar.

As minhas mãos são poemas de agonia
Que sofrem de solidão e nostalgia
Quem sabe se tocares nelas
Serás feliz como eu fui, um dia…

(Laura Vieira-Réstias de sol)

Talvez pela sua simbologia que nos permite ler nele o que quisermos,
talvez por ter encontrado nele a minha leitura, talvez por razão alguma,
gostava de destacar este poema da Laurita.
Fica aqui no meu cantinho, com os meus parabéns :)

22 Comentários:

Blogger Laura disse...

Bem me pareceu que já tinha lido e relido isso em qualquer lado, mas depois lembrei-me e... Pois é podes imaginar o que seja, podes nem imaginar, pois já várias pessoas me perguntaram porque o escrevi, e baralhei-os a todos ao dar respostas diferentes, isso porque nem vale a pena tentar explicar e cada um fica mais satisfeito com a sua interpretação!...

Tenho lá no Réstias alguns poemas pequenitos mas são os mais bonitos para mim... Tem lá um onde quem leu pensou que me estava a dirigir a um amor de homem etc etc, mas não é, nem pus a quem era dedicado, precisamente por isso... Cada um inventa à sua maneira, mas era para a Neide quando ela estava na Escócia sozinha num quartinho minusculo, e falavamos todos os dias, via-a no msn na camara, e quantas e quantas vezes ao deitar-me me imaginava a ir lá sentava-me junto dela, abraçava-a e dava-lhe o nosso jinho de boa noite, ora vai lá ver o ((Tento chegar a ti)) quando digo que "sem que me sinta obrigada" queria dizer que ia lá por querer e com amor estar com ela para velar o sono dela, tão jovem e já pelo mundo para tratar da vida dela! e da nossa também...
Beijinho e obrigada por gostares do meu poema, e não te esqueças que foi por causa dele que tive o primeiro comentário negativo. Hoje arrependo-me de o ter apagado, mas caiu-me tão mal aquilo na altura!...e so mostrou o que uma pessoa ciumenta pode fazer, quando o poema era sem maldade nenhuma, lembras-te Alkinha? Pois até fico contente por gostares muito dele!...
Beijinhos, muitos, e um dia hei-de conhecer-te ó pariga... s epudesse já te conhecia, ams estou limitada por todos os lados!...

5/2/08 6:25 da tarde  
Blogger Laura disse...

Ah, esqueci de dizer que fui convidada pelo Presidente da Junta onde eu ia ajudar a ensaiar e a tomar conta deles... os ninos tinbras (fui voluntária durante 12 anos) a apresentar o meu livro, ele é meu amigo, muito, e fiquei toda feliz. Já estoua aimaginar a coisa e é dia 30 de Maio. Um bom tempo para me preparar e não está frio e a sninas Glorinha e Sãozita vão declamar as poesias que elas quiserem...
Já te mando a carta do meu amigo, assim vês com os teus olhos e vai lá colocar os óculos de ver ao longe!...
Jinho.

5/2/08 6:28 da tarde  
Blogger Laura disse...

Boa Tarde minha Amiga,

Espero que esteja tudo bem consigo.

Dentro do que já tínhamos falado, GOSTARIA muito que apresentasse o seu “Livrinho” aqui na Junta no âmbito das nossas actividades “Respirar Feliz em S. Victor 2008”.

Seria com orgulho que o faria. Como a programação está a ser finalizado diga-me da sugestão que a seguir é indicada :





Dia 30 de Maio (Sexta-Feira) às 21h30



Local: Auditório da Junta de Freguesia São Victor

· “Résteas de Sol”

· Apresentação do livro: “Réstias de Sol” de Laura Vieira. Do sonho…se faz a obra, ou como a persistência, o gosto pela vida, pelos outros e muita, muita ÁFRICA, fazem de um livro uma melodia à VIDA, com saudade,muita serenidade e AMOR ás nossas raízes.

· Declamação : ( a acertar consigo… )

· Colaboração : Ensemble da Asociação Musical Sinfonieta de Braga.


Qual a sua opinião ?


Nota: Vão ser distribuídos cerca de 3.000 desdobráveis de todas as actividades que se iniciam a 10 de Maio e terminam em 20 de Agosto de 2008.

A Imprensa acompanha com interesse todas as actividades.

Ah, tenho mesmo de emagrecer até lá para subir as escadas do palco que já pisei muitas vezes,no Dia Internacional da Mulher há anos e em tertulias espectáculos etc etc. entre o pessoal do Tinbra...
E como tenho lá muitos amigos e amigas! vou toda feliz e sem complexos de nada!...

5/2/08 6:31 da tarde  
Blogger Laura disse...

ehhh o último bocadinho onde diz, ah, tenho de emagrecer, esse já foi escrito por mim ehhhhhhh...

5/2/08 6:37 da tarde  
Blogger Carlos II disse...

Yes!

Excelente o poema. O elogio é sem esforço, na medida em que não pretendo ser simpático e por ainda mais, não apreciar muito poesia.

Está de facto de parabéns a menina do résteas.

Quanto ao roubo da foto. Não percebo a ideia. Algum malandreco admirador confesso de peças da antiguidade clássica...tou a brincar.

Divertido o assunto e o teu comentário.

5/2/08 7:01 da tarde  
Blogger Unknown disse...

sem dúvida que fica bem em qualquer um de nós, quem nunca sentiu dúvidas na forma como encarou a vida, na sensação da felicidade fugida e de tocar nas mãos erradas, todos né.

a minha titia tem sem dúvidas um talento imenso, cheio de actualidade, simples e franco

beijocas às duas

5/2/08 7:31 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

E ela a dar-lhe.
Que mania a sua a menina simples e mais nada!
Que convencida!

5/2/08 8:47 da tarde  
Blogger Teté disse...

Também gostei muito deste poema, mas confesso ter uma certa dificuldade em comentar poesia. Aliás, que percebo eu de poesia para comentar???

A Laurinha que não fique triste, que tanto acontece com os poemas dela, como de outros autores, alguns até muito badalados ou conceituados, poetas encartados! Uns "sinto" cá dentro, outros nem por isso...

Mas idiotas aí a chatear e a dizer mal também não faltam, nem vale a pena ligar muito. Se não gostam, porque é que comentam??? E nem estou a falar de opiniões contrárias, que é óbvio que todos temos maneiras diferentes de pensar, mas de malta que tenta, desculpa a palavra, "avacalhar", sem ser em tom de brincadeira, só mesmo para rebaixar, humilhar, aborrecer. Nunca apaguei nenhum, mas também não lhes dou resposta...

Enfim, já saí do tema, mas Parabéns Laurinha, que tens aqui um magnífico poema!!! :)))

Jinhos a ambas!

5/2/08 9:39 da tarde  
Blogger Laura disse...

olááá a nina tété é cá um amor que nems ei..claro que há quem diga e desdiga, mas eu nunca tentei ferir ninguém aqui nos blogues, mas eu apaguei porque fiquei envergonhada, magoada porque esta pobre poesia não tem nada de mal, há quem veja maldade em tudo, mas na faz mal......mas se fosse agora claro que nem apagava, mas...há quem nem aprenda, andor e obrigada pelas palavras lindas nina tété e dos ninos carlitos e jotinha..uau...

5/2/08 11:03 da tarde  
Blogger Laura disse...

carlitos, estoua dmirada, gostaste dopoema? mas que bom, e nem gostas de poesia, as minhas são mais cançonetas que poesias ehhhh. Obrigada pelo elogio nino. beijinhos pa ti... bem , sem pretenderes ser simpático, foste-o aos montes. Obrigada então.

5/2/08 11:07 da tarde  
Blogger Laura disse...

Jotinh nem me faças corar de vergonha..talento? minha nossa, pobrezinha da titi tão simples e iletradinha..mas obrigada na mesma..Beijinhos a ti de quem gosto tanto...

5/2/08 11:09 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Laurinha, lembro-me de um anónimo despejar umas palavras sem nexo no teu blog, parece que também visitou
este, não liguei na altura e não vou ligar hoje. Penso que deves fazer o mesmo ;)
Este e o 'baixem as luzes' são os que mais me tocaram, não quer dizer que sejam os melhores, porque de poesia também nada percebo. Gosto ou não gosto sem saber bem porquê. É um dos poderes da poesia, tocar-nos em pontos sensíveis que desconhecemos.
Espero que a apresentação do Resteas corra pelo melhor! :)

Carlos, antiguidade clássica? Mas isso é óptimo! A minha cotação sobe em flecha :P

Jotinha, essa é uma das leituras :)

Anónimo, alguma dor? Recomendo Ben-u-ron.

Teté, também não percebo nem sou grande apreciadora de qualquer poesia, só sei que por vezes gosto, seja pela musicalidade, pelo sentido...faz clic e pronto :)

6/2/08 10:19 da tarde  
Blogger Laura disse...

De Ben u rom preciso eu pá minha cabeça que anda atarantada ehhhhh..é isso aí, bastaram aqueles dois comentários para me vacinar, e agora algo que apareça eu deixarei ficar para que quem escreve se releia mil vezes...

O baixem as luzes foi escrito no restaurante Sabor Natural, a imaginar que alguém iria ler umas poesias minhas, e dizia eu.Baixem as luzes Um piano ausente...e sabes que mais, só agora reparo que isso já aconteceu...foi não foi? nos anos da Glorinha, e tive uma boa assistência de pessoas de quem gosto!...
Ainda nem falei disso com a sninas de lá, mas não tarda. Ontem fui até lá a pé, ando mal da cabeça para estar em casa fechada, e fujo mesmo para a rua, quis ir a pé, a carrinha ficou em casa, poupa-se...e faz bem a ninas gordas caminhar...pois, levei uma hora e 15 minutos para chegar lá, devagar com calma sem apressar o passo. estive lá 40 minutos, e regressei pela cidade onde gosto de passar!...Os meus pés não doiam, estavam a começar a pegar fogo (ardencia) e fui de botas baixinhas, mas, consegui e hei-de fazer isso mais vezes...
Pois aqui deixo os baixem a sluzes para quem não conhece saber do que falas.
Beijinho a ti de quem gosto muito e a quem anseio conhecer, mas para já a coisa está demorada ehhh...Tenho saudade da nina pascoalita e da africana pois costumava lá ir por vezes, agora nem pensar...

7/2/08 9:22 da manhã  
Blogger Laura disse...

Baixem as luzes... (às meninas do rest sabor natural)


Baixem as luzes
Um piano ausente
Um som de silêncio
Uma alma que sente...

Baixem as luzes
Escutem a melodia
Ouçam o bater do coração
Que bate, dia após dia...

Baixem as luzes
Cerrem os olhos,
Entreguem-se ao prazer
De escutar...

Olhos cerrados
No escuro da noite
Entra-se em vigília
Até ao acordar...

E enquanto dormes
Sonha que voltas ao Pai,
Para onde hás-de voltar
Quando a tua hora chegar...

E, entretanto, vai vivendo
Fazendo com que a luz
Acompanhe os teus passos
E brilhe em teus abraços...

Baixem as luzes
O dia nasceu
Um sonho acabou
O dia recomeçou...

É que as meninas de lá (as minhas amigas Lurdinhas e Jusy, são muito espirituais, e assim...)mas que lindas amigas ali tenho, incluindo a dona que nem semrpe está por lá, mas quando aparece é uma maravilha...
Beijinho.

7/2/08 9:26 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Eu acho que já tinha lido esse poema em outro lugar. A princípio pensei que fosse de algum antigo poeta português, mas para minha surpresa toda essa qualidade vem das mãos da minha amiga Laurinha. Ahlka obrigado por republicar. Eu precisava mesmo lembrar desse poema.
Beijos.

7/2/08 9:44 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Tb o acho lindo! Talvez mesmo dos melhores da laura.

Mas já tenho reparado que alguns poemas vão ganhando mais cor a cada nova leitura.

7/2/08 3:25 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

e lá estão eles a relevar a baixinha!

8/2/08 12:54 da manhã  
Blogger Pepe Luigi disse...

Precioso!

8/2/08 6:41 da tarde  
Blogger Laura disse...

Que bom que há quem goste dos meus poemas...tá claro que não s epode agradar a todos, enfim...
Beijinhos grandes e anda tudo murchito com o carnaval...

8/2/08 10:33 da tarde  
Blogger Laura disse...

ó nina acordei agora de sornar a ver a novela e deparo com essa foto..ai jesus, mas eu estou a ver bem ou a foto é que está mal? tu és axim pariga? plica aí pra mim!...

9/2/08 1:02 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

Laurita,

Isso é pergunta que se faça? Se a nina Ahlka é assim? Puxa! Que coisa horrorosa eheheh

Acho que vou deixar de passar por cá ... isto é lá coisa que se apresente ?

11/2/08 10:20 da tarde  
Blogger Laura disse...

mas eu tava sem óculos e quem a mandou colocar aqule estafermo? ai péra ai que pode mesmo ser ela e a nina é uma lindeza isso já eu vi ,de alma claro, de resto na sei..mas que feiosa arre...

12/2/08 5:12 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial