terça-feira, fevereiro 26, 2008

Mimosas

O mês de fevereiro é o mês das mimosas em flor, uma forma de nos anunciar a chegada próxima da primavera.É dos quadros mais lindos ...Quando as vejo florir, sei que começou uma fase ascendente.

Mesmo mal cheirosas, Bem -Vindas sejam as Mimosas! :)


11 Comentários:

Blogger Pascoalita disse...

Concordo, as mimosas são lindíssimas! Mas discordo qdo dizes que são mal cheirosas.Achas? Eu acho que elas cheiram tão bem! Mas atenção, acho que há mais que um tipo eheheh
Há no entanto um aspecto muito negativo: onde chegam, destroem tudo!
O meu avô materno teve a infeliz ideia de plantar algumas numa pequena área (cerca de 1,500m2) na parte alta da quinta, uma zona rochosa cerca de 3m acima da zona de cultivo da quinta. Dizia ele que seriam mto úteis como estacas de feijão.
Alguns anos depois alastraram aos pinhais vizinhos e actualmente as suas raizes já desceram a encosta e invadiram literalmente todo o terreno de cultivo composto por olival, vinha e horta.

27/2/08 3:08 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Deve haver msm grande diferença entre as mimosas que eu refiro e as grandes árvores que vemos nos jardins dos meios urbanos. Talvez umas sejam bravas e outras mansas, será? Ainda guardo na lembrança o odor intenso e agradável das mimosas da quinta.

Em pequena costumava apanhar grandes ramos daquelas florinhas amarelas e logo a minha mãe nos prevenia para não termos no quarto, por ser perigoso.

Hummmm aqui já cheira a primavera :)

27/2/08 3:55 da tarde  
Blogger Unknown disse...

Pois, o único cheiro a primavera que tenho aqui pelas minhas bandas são uns coirões dumas andorinhas que todos os anos regressam para os seus T2 e T3 construídos nos telhados dos meus vizinhos da frente.
Estes coiranaços, apesar de estarem instalados do outro lado da rua, pelos vistos, os fios do meu telefone/tvcabo, é que são bons para as cantadelas matinais, logo ali pelas 6 da matina, e para as galadelas. Acabam por me cagar a parede, o chão, o carro, a janela e ainda por cima, as empertigadas, me fazem voos rasantes quando vou fechar as janelas.
Mas pelo menos não cheiram mal.
E no fundo também são bem vindas.

:)

jocas

27/2/08 6:20 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

xiiiiii as cagadelas dos pássaros são lixadas! queimam a tinta dos carros que é uma beleza

jotinha, electifica-lhes o fio da roupa como fez o vizinho do papapgaio! ahahahah

27/2/08 8:05 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Opps! Esqueci de cheirar as mimosas ... Hummm tou constipadadita, não sinto nada eheheh mas lindas e amarelinhas a lembrar a primavera isso são :)

Nunca tinha reparado que era em Fevereiro que as mimosas floriam

bjitos a ti

27/2/08 8:15 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Pascoalita, crescem de facto como silvas, mas elas são as rainhas do inverno. O cheiro talvez não seja tão mau como isso, mas é acre, de floral não tem mesmo nada.
Agora deixa-me dizer-te que o teu avô perdeu terra de cultivo mas tornou a paisagem mais bonita um mês no ano :)

Jotinha, hehhe as malvadas também já me fizeram a vida negra. Num ano fizeram um ninho numa casa de banho exterior. Quando reparei, a terra ainda estava húmida, achei por bem desmanchá-lo logo, mas quando me cairam ovos no chão, fiquei de consciência tão pesada que interrompi a tarefa.
Conclusão, no fim do verão tinha 3 ninhos na casa de banho de apoio que não podia ser fechada e passamos o verão com voos rasantes à piscina para se refrescarem ou apanharem insectos. Acho que nem preciso dizer quanto 'adubo' eu apanhava por dia na casa de banho ;)
Entretanto fiquei a saber que para desmanchar um ninho de andorrinha tem de se pedir autorização ao ministério do ambiente. A alternativa é, na melhor das hipóteses (ninho desabitado) de cento e tal euros de multa :)

Cusquinha, um dia deixei o carro estacionado numa avenida. No dia seguinte tinha kilos de cagadelas, até fazia monte. Intrigada, comecei a observar e reparei que tinha ficado debaixo dum candeeiro que servia de poleiro a um bando de pombos...Por isso estava o lugar vago.. :))

27/2/08 10:15 da tarde  
Blogger Laura disse...

ahhhh o tal do lugar vago era poiso de cagadelas, enfim, é de desconfiar, e se for a lisboa e levar carro vou reparar senão há pombos por lá....

essa do ninho de andorinhas dentro de casa não lembra a ninguém, ai paga.se multa se destruirem um ninho? nem sabia, mas toma para aprenderes, mais vale deitá-los logo abaixo antes de serem feitos, coitadas delas que querem lar para os filhos e um lar dentro de outro lar é bom...
jinhos.

27/2/08 10:29 da tarde  
Blogger Teté disse...

Tomara mesmo que chegue a Primavera, que parece que anda tudo de orelha murcha ou, pior ainda, assim a dar para o quezilento...

Também não sabia que as mimosas floriam em Fevereiro (que é quase Março, não é), muito menos essa dos ninhos dos pássaros para serem retirados terem de ter autorização do ministério do ambiente. E quem é que sabe que lá estão (dentro da dita casa de banho), se para todos os efeitos é propriedade privada???

Quanto aos pombos em Lisboa, que antigamente se cingiam ali ao Rossio e Praça da Figueira, actualmente estão por todo o lado, são uma autêntica praga. Com as respectivas fezes a conspurcarem (ainda mais) a cidade...

Jinhos, nina!

27/2/08 10:44 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Ahlkinha,

Como silvas é favor! As raízes ainda se dominam com alguma facilidade; há mais de 20 anos que não vou à dita quinta, que era do meu avô e passou para a minha mãe, mas devido à ausência de braços que trabalhem a terra, as mimosas acabaram por tomar conta de todo o terreno e qdo a observo da estrada que dista cerca de 1,500m em linha recta, reparo que já se confunde com as matas vizinha.

Mas a Primavera está quase aí. Ontem reparei que os mini-narcisos do meu canteiro já estão floridos

28/2/08 8:14 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

ahahahah depende do sítio, mas um lugar vago qdo tudo à volta está indisponível, hoje em dia é sempre motivo para se desconfiar.

Acho muito engraçado que se imponham essas medidas drásticas para proteger as espécies, mas alguém devia assumir os prejuízos que as mesmas causam.
É o que acontece, por exemplo, com os lobos que atacam os rebanhos, os javalis que destroem as culturas e até atacam pessoas, etc..
Costumo aceitar e cumprir as regras, mas há coisas que me irritam!
Bem, pombos em lisboa é praga!
Boa quinta feira :)

28/2/08 8:24 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Essa da multa por destruir o ninho parece coisa de brasileiro.
Aqui se você matar uma pessoa você tem direito a responder em liberdade.
Se matar uma arara vai preso e o crime é inafiançável.
Felicidades com a Primavera. Aqui os dias começam a tornar-se cinzentos.
Beijos.

28/2/08 11:11 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial