domingo, janeiro 06, 2008

Reciclagem

Antes de ler o resto, façam um auto-teste: Onde coloco as embalagens do leite? No ‘papelão’ ou no ‘plasticão’?

Sempre que, como cidadã exemplar, vou colocar o meu lixo nos respectivos contentores, deparo-me sistematicamente com o mesmo erro, os pacotes de leite estão no contentor azul. Por curiosidade, comecei a questionar à minha volta e reparei que 98,99% das pessoas pensam que as embalagens de leite são para deitar no papelão.

Ficam então umas perguntas no ar :
Para que serve aquela campanha publicitária que põe miúdos de azul, amarelo e verde a cantarem e dançarem?
Não era suposto uma campanha chegar até ao seu público alvo?
O português é mesmo burro ou o defeito está na campanha?
Não era suposto os seus autores verificarem os seus resultados?

Já que, pelos vistos, de nada servem as verbas astronómicas gastas em publicidade, não seria melhor canalizá-las para ecopontos domésticos (com instrucções escritas), actualmente vendidos a preços penalizadores para quem faz reciclagem?
Ou será mais uma vez uma campanha adjudicada ao tio do sobrinho do afilhado, em que os critérios são tudo menos a competência e resultados?

22 Comentários:

Blogger Pascoalita disse...

Pronto! Tá visto que faço parte do grupo de portugueses burros e ignorantes.

Para além de ainda não ter fixado as cores do ECO-PONTO, confesso que não sei mesmo se faço a separação correctamente.

Mas estás a dizer-me que todas as embalagens de leite devem ser colocadas no "plasticão"? Essa é mesmo nova pra mim! Pera aí que já volto ...

Uffa! Fui consultar a informação da embalagem e lá está ... "eco-ponto azul" xiça, salva por pouco! É que eu geralmente uso pacotes de papel , mas tenho tido alguma dúvida devido ao revestimento interior dos pacotes.

Depois, também tinha alguma desculpa porque desde que, como boa cidadã, comecei a separar os lixos já lá vai um tempoão, nem uma única vez o fui despejar (essa é uma função do meu manel eheheh)

6/1/08 10:30 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Mas voltando à vaca fria, claro a maioria das campanhas não serve os objectivos e fico sempre com a sensação de que se podia fazer melhor com menos custos, mas não me perguntes como.

Concordo que a informação escrita nos ecopontos domésticos seria de grande ajuda.

Eu adquiri o meu ecoponto no supermercado, mas dias depois soube que a junta de freguesia local os fornecia gratuitamente o que é bastante louvável, mas também aqui houve falha de informação.

Enfim, também neste campo, ainda estamos muito longe daquilo que seria desejável.
Boa semana de trabalho
jinhos

6/1/08 10:47 da tarde  
Blogger Laura disse...

Por isso o mê lixo vai tudo ao molho e fé em deus que os espertos hã-de descartar as coisas lá na empresa, é que uns deitam e outros não e depois fica tudo na mesma...uma campanha pa fazer dinheiro pás camaras e mais nada...e vejo tantos com cuidado a por por ordem e vão outros e deitam lá o que não deviam e depois?...

6/1/08 11:40 da tarde  
Blogger Teté disse...

Pois, deito as embalagens de leite e de ice tea no amarelo, tal como a Pascoalita fui verificar, e diz amarelo nas minhas. Deve depender dos tipos de embalagem...

Quanto às campanhas... pois... deve ser por aí!

Boa semana para todas! Jinhos!

7/1/08 1:15 da manhã  
Blogger Unknown disse...

«Pacotes de leite serão depositados apenas nos «embalões»

Os pacotes de leite ou sumo vão passar a ser colocados nos embalões (contentor amarelo), sendo eliminada a indicação contida nestas embalagens para serem colocadas no contentor azul do ecoponto, anunciou hoje a entidade gestora destes resíduos.
Há mais de oito anos que Portugal é um dos únicos países da Europa onde alguns municípios, a empresa que comercializa a maior parte deste tipo de embalagens de cartão complexo (Tetra Pak) e a própria entidade gestora (Sociedade Ponto Verde, SPV) recomendavam a deposição dos pacotes de leite ou sumo no contentor do cartão/papel.

Alguns municípios davam a indicação para depositar as embalagens no contentor amarelo do ecoponto - destinado aos plásticos e metais -, e outros o contentor azul - destinado ao papel/cartão.

«Os argumentos de ambas as partes foram-se mantendo válidos e não parecia possível um consenso, levando a situações até bizarras como as de consumidores que tinham seguir uma regra na sua zona de residência e outra diferente no seu local de trabalho», afirmou à agência Lusa o director-geral da SPV, Luís Veiga Martins .

Mas agora a regra de deposição das ECAL (embalagens de cartão para alimentos líquidos) passa a ser a mesma para todo o País: o contentor amarelo do ecoponto.

A SPV diz que, ao longo deste tempo, «assegurou e continua a assegurar» que, independentemente do contentor onde as embalagens fossem colocadas (amarelo ou azul) estas são encaminhadas para reciclagem.

Com o objectivo de uniformizar ou harmonizar esta regra, a SPV, a Recipac (Fileira do Papel/Cartão) e os Sistemas Municipais e Autarquias aderentes ao sistema Ponto Verde criaram um grupo de trabalho que concluiu ser mais indicado a deposição no contentor amarelo.

«Para facilitar a separação por parte dos consumidores era essencial que se acordasse numa indicação comum para a colocação dos pacotes de leite e sumos. Agora que se chegou a esse consenso, todos nos congratulamos com o resultado alcançado», afirmou o director-geral.

Mas muitas das embalagens que circulam actualmente no mercado têm ainda a indicação do contentor do ecoponto azul onde devem ser colocadas, uma vez que essa era a indicação da SPV para os pacotes de leite.

«É natural que durante algum tempo seja esta a indicação que surja nas e mbalagens. Os embaladores precisarão de tempo para rectificar esta indicação, já que esta alteração irá implicar, não só o escoamento dos stocks já existentes (embalagem e produto final), como também a alteração dos rótulos das embalagens», adiantou Luís Veiga Martins.

A SPV adianta que todas as empresas embaladoras aderentes da do sistema Ponto Verde foram já contactadas no sentido de analisarem a melhor forma de alterar no mais curto espaço de tempo esta indicação.

Diário Digital / Lusa

28-02-2007 14:58:00»

está quase a fazer um ano, que a alteração foi anunciada e desde logo aplicada

como é apanágio do português atrasar-se em relação a tudo, em relação à europa diz-se 25 anos, provavelmente só daqui a 24 anos vamos conseguir acertar na cor do contentor

:|

:)

beijoca e bom ano

7/1/08 2:17 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

eheheheheheh eheheheheheh
Como sempre, o nino Jotabê provocou-me uma sonora gargalhada

Se outra mais valia não lhe reconhecesse, só por me aguçar a curiosidade já acho este post de grande utilidade!

Ontem, depois de ter deixado os 2 comentários acima, ao abrir uma embalagem de leite, dei comigo a bisbilhotar a embalagem e lá estava a contradição "ecoponto amarelo" ahahahahahahahah
Aproveitei para espiolhar uma embalagem de vinho que tinha perto e a mesma informação. Mas afinal em que ficamos? perguntei na altura. Fiquei agora esclarecida com esta informação do nino Jota. Daqui a 24 anos das duas, uma: Terão chegado a consenso ou eu terei memorizado a informação eheheheh

7/1/08 8:27 da manhã  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

Aqui baixinho para ninguém ouvir ...
eu também sempre deitei os os pacotes de cartão (Tetra Pak) no papelão pensando que tava a fazer certinho e direitinho ihihihih

7/1/08 10:05 da tarde  
Blogger MissEsfinge disse...

Desde que na minha zona foram ciradas condições para o efeito, comecei a separar o lixo orgânico dos restantes, mas confesso que inda tenho dúvidas sobre alguns materiais e isso de decorar as cores do Eco-ponto dá uma ganda trabalheira.

Se fizessem um inquérito de rua e me questionassem sobre o assunto, era chumbo pela certa eheheheh

7/1/08 10:24 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Pascoalita, assim, de repente, fizeste tremer os meus alicerces...«Querem ver que sou eu que ando a remar ao contrário?»...
Nisto a resposta da Teté veio-me reconfortar um pouquinho, até chegar O nosso 'Sabedor Mor'....Mas não é que sabe mesmo umas coisinhas? ;)
Comecei a lê-lo e a pensar «Ele há cada coincidência...escrevo o post logo no dia seguinte à oficializacão do consenso»...
Ando mesmo fora tempo, lembrei-me de mim há muitos anos a fazer o mesmo papel.
Estava de férias em casa da minha mãe sem nada para fazer e encontrei um jornal local que li sem me aperceber que tinha quase um ano. Lembro-me de comentar « Olha, tentaram matar outra vez o Papa!» e assim correu o boato de que tinha havido outro atentado..
......
Mas onde é que eu ia mesmo?
Pois.
O João Pestana está a chamar e eu a tentar responder...
Volto quando estiver em condições de escrever...Beijinho a todos :)*

7/1/08 10:37 da tarde  
Blogger O Mago disse...

Eu acho que o pessoal anda muito distraído a pensar na morte da bezerra, é o que é :)

Eles bem se esforçam, encomendam aqueles anúncios publicitários tão complexos que ninguém sabe decifrar, a ver se a malta puxa pla carola, mas nem assim ...

Olha, a mim por exemplo, só me dão sono ihihihih

7/1/08 10:44 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Isto não há condições!

Ontem fizeste-me colocar os óculos para espiolhar as diversas embagens e que culpa tenho eu que, sendo todas do mesmo tipo (Tetra Pak), umas digam "ecoponto azul e outras ecoponto amarelo? Tenho lá cabeça pra aprender a regra!

Mas olha que valeu a pena ... já aprendi mais umas coisinhas. Mas hoje já não assimilo mais nada, pq também já estou a ficar com sonito ... também vou dormir

jinhos

7/1/08 10:53 da tarde  
Blogger Laura disse...

Meninas o que umas embalagens deram de treta e de riso..o jotinha impparável como sempre, nisto o sobrinho sai à titi, mas ele tem mais pachorra pá escrita e explica tudo muito certinho...
Dorme dorme lá bem que a viagem a Paris está quase a ocorrer...

8/1/08 12:02 da manhã  
Blogger zé lérias (?) disse...

Dizem que vai surgir em breve mais eco-pontos para políticos saídos da governação depois de reciclarem os antigos: CGD e o BCP e o BP e o ...

8/1/08 10:11 da tarde  
Blogger zé lérias (?) disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

8/1/08 10:11 da tarde  
Blogger Mexicano Tarado disse...

Bem, eu venho de paris e lá todos separam o lixo sem dificuldades, só quando se juntam por lá um grupo de portugas é que a coisa dá comfusão. E eu que o diga que fui parar ao fundo dum barco mal cheiroso, mas isso é uma grande estória que não tneho tempo de contar agora.

Vocês foram com a pascoalita para paris, ela prometeu trazer-me para portugal mas aqui pra nós, ela desconhece que o champanhe francês tem uns grauzitos de álcool a mais que o vosso e ...
adiante ... ela perdeu-me, pronto! E agora? Será que me podes dizer onde a encontro? Ou se isso não for possível, será que podes ficar comigo? Eu nem sei voltar para paris :(

8/1/08 10:38 da tarde  
Blogger Grilinha disse...

Olá CDias

aqui em casa fazemos uma separação do lixo já há algum tempo.

A principio tive alguma dificuldade em colocar certos artigos entre o plastico e o papelão ou até mesmo lixo comum.

A Câmara de Lisboa colocou nas caixas de correio uns himens para o frigorifico que são optimos.

Sao 3 eco-pontos azul,amarelo e verde e tem escrito o que lá se deve colocar.

Foi optimo para ducar os homens cá de casa e para me ajudar a tirar dúvidas.

Quanto á pulicidade da Sociedade ponto Verde, acho que está muito bem feita mas as pessoas estão cansadas de publicidade e já nem ouvem o que os garotos dizem.

beijinhos e boa reciclagem

9/1/08 2:42 da manhã  
Blogger Unknown disse...

A Câmara de Lisboa é extraordinária, até “hímens” oferece aos seus munícipes, parabéns ao presidente António Costa

Agora para colocar no frigorifico?!

Será que me escapou alguma coisa na cultura sexual que fui adquirindo ao longo destes anos de experiência, ou será alguma modernice que ainda não é do meu conhecimento??

Pelo sim pelo não vou esta tarde passar pela worten e espiolhar um pouco na zona dos grandes electrodomésticos

:|

[estou a brincar grilinha, um beijinho para ti]

:)

[e outro para a dona desta tabanca, não vá ficar melindrada por eu andar a brincar com as suas leitoras]

:)

9/1/08 11:38 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

Dorminhoca, tens razão, eu vi o anúncio vezes sem conta e não ouvi nada :)

Pascoalita, ainda hoje não sei onde se coloca a esferovite.
Só separo as coisas óbvia, o resto segue para o lixo.

Laura, ando a armazenar energias para a viagem a Paris, tenho é de arranjar quem me substitua cá ;)

Zé Lérias, esses sempre foram reciclados, é material que nunca mais acaba! Falava oficializar isso com um ecoponto especial...Bem visto! :)))

Miluzinha, claro que fico contigo... fofuras é comigo :)*

Insecta, Bons olhos te vejam! Andas por aí na 'passeata' madrugada fora, depois trocas os termos... Ali o nosso Jotinha nã perdoa ;)

Jotinha, só podes estar descatualizado! e mai nada :P
;)

Já perdi o fio à meada, mas tenho de acrescentar que muito antes de se fazerem recolhas selectivas, já eu separava o papel e levava a uma fábrica, onde olhavam para mim meio desconfiados quando eu dizia que era SÓ entregar, não era para vender.
Passei por doidinha :))

9/1/08 2:57 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Não sei se conhei ou se cheguei a ver num prospecto informativo, os tais hímens a que a Grilinha se refere eheheh

Um ecoponto em miniatura que se coloca no frigorifico como os vulgares "auxiliares de memória" que usamos para não esquecer
- compras,
- contas a pagar,
- toma de medicação, etc.

9/1/08 10:36 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Olha outra! :)))

Olha, entrego-te ao Jotinha! :)))

9/1/08 10:43 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

ahahahahahahah ahahahahahahah ahahahahahahahahahah

Ahlkinha,

Sabes que me fizeste reler o comentário do jotinha? Xiiiiii acho que estou a recuperar a minha inocência ahahahahah

tadinha de mim, tão bem intencionada e aplicadinha a tentar elucidar-vos ahahahahah

10/1/08 9:23 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Ó pá, toda a gente tem “hímenes” no frigorífico menos eu!

…(sniff), eu também quero um “hímen” para o meu frigorífico!

:(

:|

:)

10/1/08 9:28 da manhã  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial