domingo, dezembro 02, 2007

GPS

-Fui , voltei, cheguei

- E?

- E não precisei usar Tom Tom! : ))

Tenho verificado um facto que não consigo perceber e do qual me é difícil alhear: A procura actual, exponencial e quase obsessiva de GPS, como se dum bem essencial se tratasse.

Mais uma vez, sinto que algo me escapa, será que esta gente toda precisa de GPS? Estamos perante consumismo puro? Sintomas colectivos de Alzheimer precoce?

O que me incomoda nisto, nem é o facto da macro-economia e seu marketing serem capazes de convencer um careca da necessidade absoluta dum secador de cabelo, mas a mania de nos tornar cada vez mais electrónico- dependentes…Isso sim, assusta-me…

Por favor, convençam-me de que estou errada, é que até já consigo imaginar um futuro não muito longínquo, em que uma avaria no seu GPS será considerada uma falta justificada :(

22 Comentários:

Blogger Pascoalita disse...

Menina, deixe lá o "GPS" e os SENSORES também terem direito à sua era eheheh
Ainda não tive o privilegio de viajar com GPS, mas eu quero um com voz bem masculina, tipo galã de cinema! Puxa, a viagem deve ser bem mais gostosa, não? E se a coisa correr mal, não se poderá responsabilizar o GPS?

2/12/07 10:41 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Agora a sério, o acérrimo apelo ao consumismo tem de facto um poder incrível sobre nós. Quase nem nos damos conta, mas ao menor descuido somos levados a gastar o que temos e o que não temos.

A propósito, lembras-te do bonitão do café nespresso? Bem, aqui pra nós vou confessar-te uma coisa: quase tenho rogado pragas à minha máquina KRUPS expresso que tem uns 10 anos e ao contrário de quase tudo cá em casa, nunca avariou! hummm apetecia-me msm comprar uma daquelas bonitinhas eheheh
Mas não te preocupes, não sou totalmente doida (só um bocadinho eheheh) e é claro que não compro. Inda se trouxesse o tal bonitão eheheh

2/12/07 11:09 da tarde  
Blogger Laura disse...

Bem, parece mesmo a propósito, mas ainda não entendi bem o que é isso, apenas me parece e corrijam-me se estou errada que é uma coisa que se usa nos carros e nos mostra as ruas por onde vamos quantos metros faltam para chegar ali etc etc é isso ou tem mais alguma coisa?
Ontem pareceu-me que vi na tv e como tinha essas letras, e até vi um cego na Oprah a dizer que queria conduzir e ter GPS no carro..Assim fico ciente que é isso.

Bem, eu detesto que nesta quadra nos tivéssemos habituado aos presentes de natal porque cada vez há mais quem nem os possa ter, a nós não nos custou graças a Deus, sempre vi os meus mais preocupados quando as coisas estavam ainda pior que agora, se teríamos a nossa mesa de Natal como sempre, sem falta de nada. Parece incrível, mas nunca faltou nada de nada, presentes já deixei de os dar há mais de 7 anos e não morremos por isso... Prefiro poder dar um presente a um filho numa altura qualquer, em que precise mesmo da coisa, do que dar por dar, mas...Gps?

3/12/07 8:18 da manhã  
Blogger Pascoalita disse...

ahahahahahahah ahahahahahahahah
Estou a rir de mim, pq ao ler o comentário da laurita lembrei-me que ontem fiquei a magicar o que raio seria o "tom tom"! Cheguei a pensar que te referias àquelas campânolas que se colocam sobre a capota dos carros, tipo "tinoni" eheheheheh

Só hoje, após consulta aos crâneos da chafarica, percebi que o dito "tom tom" é um tipo de programa GPS. Santa ignorância! Estás a ver? se já tivesse comprado um, provacvelmente já estava instruida eheheheh

3/12/07 9:20 da manhã  
Blogger Adrianna disse...

Bem, eu acho que esse objecto pode ser uma preciosa ajuda qdo por exemplo temos alguém muito especial ansiosamente à nossa espera eheheheheh

A menos que a nina Ahlkinha, como há dias alguém aqui disse, tenha um certo fascinio por engarrafamentos ou ainda se gostar de fazer sofrer ihihihihih

Boa semana, menina linda :)

3/12/07 9:50 da manhã  
Blogger Unknown disse...

O meu cunhado é das pessoas que conheço com o pior sentido de orientação. Até há pouco tempo atrás era a minha irmã, o seu GPS. Percorreram a Europa de moto, ano após ano, nalgumas viagens comigo, sempre com a ‘GPS’ de mapa e anotações cuidadosamente preparados antes de cada viagem.

entretanto a ‘GPS’ cansou-se, - estou farta de andar de mapa na mão com atenção ao caminho e vocês a desfrutar da paisagem, - chata a gaja! E agora quem nos guia?

o meu cunhado, resolveu o assunto de imediato, comprou um Garmin, como sempre para ele, o melhor apesar de não ser o topo de gama da marca, e, como sempre para ele, o mais barato do mercado, apesar de haver locais a vendê-los mais em conta.

a primeira vez que vi o GPS, levei uma seca de umas boas duas horas com todas as explicações que havia, vantagens, desvantagens, (nenhumas), percursos rápidos, percursos mais curtos, enfim, limitei-me a franzir o sobrolho e responder com hum,hum’s

Num convite que tivemos para almoçar em casa de amigos ali para os lados do Estoril, como era um convite familiar, tive de levar os moços e desta forma fomos todos juntos no meu carro, e ele, lá veio com aquela porra atrás, - só precisas de ouvir o que ela diz, (uma voz espanhola que parecia saída dum bidon), disse-me o cunhado.

“despues volcar la izquierda, …despues volcar la derecha…, …en frente”

dizia o GPS para deleite do cunhado.

enquanto passei a ponte e circulei pela marginal a coisa foi pacífica, o pior foi quando nos embrenhámos pelas ruas do Estoril, onde algumas ruas eram de sentido proibido, e começaram a aparecer uns “recalculando”, e pior ainda ficou, quando os ‘recalculando’ começaram a ser mais frequentes que os ‘volcar’

O ponto mais baixo da popularidade daquele GPS foi atingida quando a minha irmã pegou no telemóvel e ouvimos lá atrás dizer, - Alex? É a Tina, escuta, vem nos buscar, estamos em frente ao Modelo, até já.

bateu no fundo, quando a minha irmã exclamou a olhar no vazio com cara desanimada, - Pronto, lá tenho de voltar ao serviço de guia!

parece que se tinha enganado, em vez de rua, tinha escrito avenida, ou vice-versa, já não me lembro, entretanto já comprou outro modelo, este novo até fala português, - quer ver?

NÃO! (disse eu) :(

:)

3/12/07 11:50 da manhã  
Blogger Teté disse...

Bem, realmente este consumo desenfreado do pessoal é uma maluqueira, a roçar a anormalidade!

Não tenho, nem vou ter, nem tenho vontade de ter. Se bem que ao meu marido desse jeito, que ele tem um péssimo sentido de orientação! De modo que em viagens, viro guia, um pouco como a irmã do Jotabê (antes do GPS) - eh, eh, eh, o que eu me ri com essa história...

Bom início de semana para ti!

3/12/07 4:52 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

ahahahahahahah agora ri a bom rir ao ler o Jotinha eheheheheheheheh

Eu nã quero porra de GPS nenhum! Se querem saber o mê manel tem um sentido de orientação tal que supera qq GPS, eu pelo contrário posso passar posso passar 10 vezes num sítio que me parece sempre a primeira vez eheheh distraída como sou, se me fiasse no GPS e este avariasse, era capaz de passar a ponte vasco da gama em direcção a sul querendo ir para o porto eheheh
Mas eu qdo não sei, não tenho qq problema em perguntar, já ele nem me deixa abrir o vidro pra fazer perguntas ... qdo não sabe onde fica algo pode dar n voltas, mas perguntar é que nem pensar
mas lá acaba sempre por encontrar o que quer ahahah

3/12/07 8:24 da tarde  
Blogger Adrianna disse...

Não sou psicóloga, nem estudo comportamentos, mas a meu ver o pessoal anda desmotivado, frustrado, stressado, deprimido e outras coisas acabadas em "ido" e sentem necessidade de algo que compense as carências.
Acontece que a ansiedade leva ao descontrolo e este desencadeia mais ansiedade, fica-se numa espécie de pura dependência e muitas vezes atinge situações gravíssimas e irreversíveis com finais bem dramáticos.

3/12/07 9:36 da tarde  
Blogger Cusca Endiabrada disse...

O GPS é o brinquedo dos pais, como ou a "Barbie" e o "Game boy" são os brinquedos dos filhos eheh

3/12/07 9:48 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Boas noites! :)

Pascoalita, se ouvisses rádio, já deitavas o Tom Tom pelos olhos!
Um conselho de amiga : NUNCA compres uma boa máquina de café, senão lá se vai o pretexto para arejar ;)

Laurita é isso mesmo, mas boa descrição mesmo é a do Jotinha! ;))

Adrianna, nem me lembres isso! O meu problema era distracção mesmo...Eu sei que tenho todas as características para ser potencial cliente ;))

Jotinha, Hahahahhahahhahahha...E olha que não sou de riso fácil!
Ia dizer que faz parte das viagens, a procura, o engano etc..
Os momentos que nos ficam na memória são aqueles que, de tão caricatos, nos tiram do sério..
Mas tenho de reconsiderar,um GPS desses bate aos pontos todo o colorido dessas situações.

Teté, dá um tempinho e vais ver que, não tarda e já te convenceram de que não podes viver sem um exemplar... Se fôr espanhol, melhor! ;))

Cusquinha, os pais têm cada vez mais brinquedos parvos, e ainda falam dos filhos... Começam logo por dar o exemplo :)

3/12/07 10:28 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Ahlkinha,

Sabes, deram-me esse conselho há 10 anos atrás e como sou torta, não o segui. Claro, lá se foi o pretexto.
Mas tb devo dizer uma coisa: Com o manel que tenho, ou ia sozinha beber o coffee ou tinha ficado sem ambas as coisas estes anos todos eheheheh
Uma coisa engraçada: Aqui na chafarica fazemos "vaquinha" pra tudo (temos frigo, tv, cafeteira eléctrica, etc) e ontem alguém sugeriu a compra duma maquina de café nexpress! A nina africana disse logo "para quê? querem acabar com as nossas já escassas escapadelas? então é que ficamos tolinhos de vez!"

E tem razão! Já não quero máquina nenhuma, pronto!

4/12/07 9:25 da manhã  
Blogger Vitor Lopes disse...

Os GPS também têm um lado positivo.
É como a diferença entre as pilhas duracel e o Sporting... as pilhas sempre têm um ldo positivo, eh eh eh eh
Eu tenho um, comprei para uma actividade que começa a ter muitos aderente "Goocatcher".

4/12/07 5:37 da tarde  
Blogger Laura disse...

Maquineta no trabaio das minha sninas? não senhora, na rua é que sabe bem..é como as quecas, digo queques..na rua são melhores ehhhhhh...

4/12/07 9:09 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

eheheheh
a laurita anda a prender umas coisas :b)

menina, ó departamento está cheio de maquinas de todas as variedades de café, nem precisamos andar muito (nem sempre vamos à rua) mas na nossa Secção temos quase tudo o que necessitamos. A máquina seria a nossa próxima aquisição, mas tem esse inconveniente ... acaba-se de vez o convívio com o resto dos colegas)

5/12/07 9:01 da manhã  
Blogger L.S. Alves disse...

Ahlka GPS ainda não é uma preocupação pra mim. No momento ainda estou batalhano pra juntar uns reais e comprar o meu primeiro carrinho. Entretanto depois disso... Não. Não vou comprar essa bagaceira até por que a graça é se aventurar por ai.
Um abraço moça.

6/12/07 10:16 da manhã  
Blogger Ahlka disse...

Bons dias, andam por aí uns assuntos a causar-me comichão, mas falta-me o tempo (e por vezes a disposição) de escrever acerca deles...
Até lá, vou vos lendo :)

Vitor Lopes, ora aí está outro palavrão que tem de me ser explicado por miúdos...Ó Lampião,'Goocatcher'? ;)

Laurita, Laurita...Ai 'kéla anda-ma' sair da casca... :p

Pascoalita, a esse ritmo só lhes falta levar os sofás, TV e estão em casa :)))

I S Alves, o carro tb é uma droga, quando damos por ela, só não o levamos até à casa de banho porque não cabe lá...No fundo, duma forma ou doutra, somos um bando de viciados :)

6/12/07 1:40 da tarde  
Blogger Pascoalita disse...

Hummm falta de disposição pra botar assunto novo? Junta-te a mim. Esta época convida mesmo é ao ninho :))

Enquanto não nos presenteias com mais qq coisinha, vou espiolhar as fotos que guardo no pc, ver se me inspiram eheheh
jitos

6/12/07 9:17 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

PorquÊ Lampião?????

6/12/07 11:13 da tarde  
Blogger Laura disse...

ò nina so me enganei na tradução, mas péra ai que vou buscar o meu GPS lá ao sofá pa ele confirmar.....
O que me ri com o jotinha, o cunhado dele seria para meu cunhado que não tenho nenhum e levava-me na motoca atrás e como eu não o ouvia aquilo nem encrencava....falava pró boneco...e lá iamos com o GPS, mas que maluqueira aquela da fala em espanhol...

6/12/07 11:39 da tarde  
Blogger Ahlka disse...

Pascoalita, junto sim....Só vejo esta qudra como um obstáculo a ultrapassar..Mas ela passa, ai passa, passa! :))

Vitor, foi lógica pura:
Se a diferença entre o Sporting e as pilhas está no facto das pilhas terem um lado positivo, deduzo que o Sporting só tem lado negativo. Ora quem tem ódiozinho de estimação pelos lagartos?...Os lampiões! Et voilá! Mas tá visto que a lógica pura nem sempre funciona ;)

Laurinha, o Jotinho transformou o cunhado num autentico postal, deviamos todos ter um cunhado assim :))

9/12/07 5:24 da tarde  
Blogger Vitor Lopes disse...

Realmente nem sempra a lógica funciona.

9/12/07 7:40 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial